Belô poético

O poeta Rogério Salgado,enia,para divulgação, a interessante programação da versão 2006 do Belô Poético

2º BELÔ POÉTICO

ENCONTRO NACIONAL DE POESIA

Dias 14, 15 e 16 de julho de 2006

Local: Laces/JK - Sesc-MG Belo Horizonte/MG

Rua Caetés, 603 3º andar Esquina com Rua São Paulo

“A Poética de mãos dadas com o Pensamento Complexo”

Neste século XXI, houve um aumento significativo de manifestações poéticas por todo o mundo.

Pouco a pouco, os seres humanos vêm percebendo a necessidade da poesia em suas vidas, pois ela tem contribuído para a organização de uma só humanidade, na qual as pessoas vêm tendo objetivos comuns, aprendendo a conviver entre si.

Na capital mineira, eventos poéticos crescem em qualidade, pois apontam para a valorização de desejos, necessidades, vontades; repudiando a “coisificação” do ser humano. Domínios de territórios são desconstruídos e o outro, o “diferente”, começa a ser reconhecido.

Que surjam mais e mais manifestações poéticas! Que todos os poetas, numa perspectiva do Pensamento Complexo, manifestem-se sempre, numa grande comunhão.

Rogério Salgado & Virgilene Araújo

PROGRAMAÇÃO

14/JULHO SEXTA-FEIRA

19h30 às 20h - Abertura oficial com homenagem aos poetas:

› Tadeu Martins Soares (Belo Horizonte/MG) - poeta, cordelista e primeiro incentivador do Belô Poético Encontro Nacional de Poesia;

› Luiz Carlos Abritta (Belo Horizonte/MG), poeta, escritor, Presidente da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais e da União Brasileira de Trovadores em Minas Gerais UBT/MG;

› Francisco de Assis Nascimento (Goiânia/GO), poeta e Presidente da Casa do Poeta Brasileiro da cidade de Goiânia/GO;

› Ilma Fontes (Aracaju/SE), poeta, escritora, roteirista de cinema e editora do jornal “O Capital, de Resistência ao Ordinário”;

› Antônio Roberto Fernandes (Campos dos Goytacazes/RJ), poeta, trovador e escritor, criador do Café Literário e Mamadeira Literária, em Campos dos Goytacazes/RJ;

› Arlindo Nóbrega (São Paulo/SP), Poeta e trovador, presidente da FEBAC Federação Brasileira dos Alternativos Culturais;

› Adão Ventura (in memoriam), poeta que abraçou a poética da negritude, autor de, entre outros livros, “A Cor da Pele”.

20h às 20h30 - Palestra: “A poesia numa perspectiva do Pensamento Complexo”, com Dilma Froes (Belo Horizonte/MG), professora e pesquisadora de Práticas Inclusivas, membro do NEPPCOM Núcleo de Estudos e Pesquisa do Pensamento Complexo-FAE/UFMG.

20h30 às 21h - Performance poética, “Navalhas voadoras para cortar a tarde”, com Márcio Carvalho (Rio de Janeiro/RJ), poeta e ator do Grupo Cênico-Poético “Poesia Simplesmente”.

21h às 21h30 - Momento musical “Do Salgado e do Doce”, com Wagnér Santo (Belo Horizonte/MG), cantor e compositor.

21h30 - Coquetel

15/JULHO - SÁBADO

09h às 11h30 : - Mesa redonda - “Diversidade e as múltiplas linguagens poéticas”.

MEDIADOR: Ricardo Evangelista (Belo Horizonte/MG), poeta e sociólogo.

DEBATEDORES:

› Elizabeth Rennó ( Belo Horizonte/MG), poeta e ensaísta. Mestra em Literatura Brasileira pela UFMG;

› Antônio Roberto Fernandes (Campos dos Goytacazes/ RJ) poeta e trovador;

› Carlos Gildemar Pontes ( João Pessoa/PB), poeta e ficcionista. Editor da revista literária Acauã;

› Ronaldo Zenha (Belo Horizonte/MG), poeta remanescente da Poesia Marginal em Minas Gerais;

› Wagner Torres (Belo Horizonte/MG), poeta e editor, estudioso da poesia que enfatiza a raça negra;

› Dinovaldo Gilioli (Florianópolis/SC), poeta, sindicalista e ativista cultural.

11h30 às 12h10 Momento Poético-Musical com o grupo Realistas NPN (Hip Hop) (Belo Horizonte/MG) e com o poeta e policial militar, Deiwson Magalhães (Belo Horizonte/MG).

12h10 às 14h - Almoço

14h às 16h - A Poética ao Avesso (diálogos sobre a irreverência poética)

MEDIADOR: Rodrigo Starling (Belo Horizonte/MG), poeta e filósofo, presidente da ONG O.P.A. - Oficina de Produção Artística.

DEBATEDORES:

› Ilma Fontes ( Aracaju/SE), poeta que discorrerá sobre O Capital, jornal de resistência ao ordinário, do qual é editora;

› Luis Antônio Leite (Belo Horizonte/MG), poeta e instrutor de xadrez na educação, (discorrendo sobre a poesia do poeta: isaías de Maranhão);

› Regina Lanna (Belo Horizonte/MG), poeta e escritora.(discorrendo sobre o seu livro “Entre Elas - quando tudo acontece....” (Algo Mais-2006)

16h às 18h: Atividade Externa - A poesia como um exercício de cidadania - Performance e bate papo dos poetas participantes, com os alunos da “Oficina Bloco Escola Tambolelê” - Local: Oficina Bloco Escola Tambolelê, Rua Passo Fundo no 124 Bairro Novo Glória. Articuladoras: Lorreine Beatrice (Blumenau/SC), poeta e escritora, Virgilene Araújo (Belo Horizonte/MG) poeta e membro do Neppcom e Ane Walsh (Cambuquira/MG), poeta e jornalista.

19h30 - Jantar

21 h - Presença dos poetas no Arraial de Belô

16/JULHO - DOMINGO

10h às 12h30: - Teia Poética - intervenções poéticas e performáticas - para os poetas participantes, presentes nos três dias de Encontro (inscrições feitas durante o evento, até as 9h do dia 16/04/06)

Premiação para a melhor intervenção: Publicação de 300 exemplares de um livro de 32 páginas. Para a 2ª melhor intervenção, uma bolsa contendo artigos poéticos.

JURADOS: Tanussi Cardoso (Rio de Janeiro/RJ), poeta, escritor e jornalista; Dalmo Saraiva (Rio de Janeiro/RJ), poeta e editor do Informativo Cultural “Feijão Com Arroz”; Anita Costa Prado (São Paulo/SP), poeta e escritora; Júlio Emílio Tentaterra (Belo Horizonte/MG), poeta, jornalista e editor do “Almanaque Uai”; Wilmar Silva (Belo Horizonte/MG), poeta, editor e coordenador do projeto “Terças Poéticas” e Ademir Antonio Bacca (Bento Gonçalves/RS), poeta, produtor cultural e realizador do “Congresso Brasileiro de Poesia”.

12h30: Confraternização e Encerramento.

Durante todo o evento haverá a exposição dos quadrinhos da personagem “Katita”, criada pela poeta e escritora Anita Costa Prado, de São Paulo/SP, mostra de cordéis do poeta Olegário Alfredo, de Belo Horizonte/MG e dos cordéis dos poetas Maria Moraes de Brasilândia de Minas/MG e Arlindo Nobrega de São Paulo/SP, além de divulgação de livros e CDs de poesia dos participantes e os melhores momentos do 1º Belô Poético 2005.

Inscrições:

via correio para a Rua Ibituruna, 607/01 Belo Horizonte/MG - Cep 30.730-480 ou via fax (31)3464.4479 e 3464.8250 - (Malibu Calçados), junto com recibo de depósito da taxa de inscrição no valor de R$ 10,00 - Bradesco agência 081-7 Conta 091.915-2 em nome de Rogério Salgado.

Informações:

(31) 3464-8213 e 8421-6827 |poetarogeriosalgado@yahoo.com.br

NOME...................................................................................................................................

ENDEREÇO:........................................................................................................................

TELEFONE:............................................E-MAIL:................................................................

CIDADE..........................................................UF:..........CEP:.............................................

Temos convênio com o Hotel São Domingos. Diária com 50% de desconto para os participantes do 2º Belô Poético Reservas

pelo telefone: (31) 3272.1022.

REALIZAÇÃO

BELÔ POÉTICO PRODUÇÕES ARTÍSTICAS E LITERÁRIAS