Para você ser mais

Para Mayla, minha filha

1. Zele do ambiente.

Seu ambiente é o seu espaço de desenvolvimento e ele compreende o espaço físico e humano no qual você se move. Cuide para que ele seja nutritivamente alimentado e robustecido sempre e cada vez mais. Não dispense o apoio humano que encontrar vida afora.

2. Tenha condição.

Condições referem-se à possibilidade de produzir e se apropriar de bens materiais, sociais e culturais. Isso equivale a dizer que você deverá manter a linha de abastecimento aberta para o cuidado com o corpo, com as relações interpessoais e com o espírito.

3. Tenha foco.

O foco é a determinação do ponto de partida e do ponto de chegada. Em todo e qualquer processo da existência, ter certa clareza sobre esses dois pólos é determinante para que chegue onde almeja, com a satisfação de ter sabido fazer escolhas.

4. Seja jovial.

Zele para que sua mente mantenha o arejamento propiciado pela jovialidade que significa viço e vigor. Nada pior do que uma pessoa que se deixou envelhecer antes do tempo, por comodismo, dogmatismo ou falta de plasticidade ético-moral.

5. Não desista.

A realização humana pode ser a soma das quedas necessárias ao aprendizado de uma sabedoria essencial aplicável à vida. Ser persistente, pois, é o segredo de quem sabe que só os que não desistem podem chegar àquele ponto onde merecem estar.

6. Pratique.

Compreender é essencial, visualizar é o que projeta luz no caminho, mas saiba que só a prática coroa o projeto por que vivemos. Então, não queira cruzar os braços e ver a vida passar. Aja! A vida é de quem faz! A satisfação é de quem realiza.

7. Aprimore-se.

Se o seu talento não flui naturalmente, esforce-se. Da aplicação disciplinada àquilo que se quer realizar brota o fortalecimento da arte, do saber, do saber fazer e do saber para que saber e fazer. O talento não é inato; é uma construção pessoal.

8. Seja tenaz.

O abatimento descomedido é um vício que pode ser superado pelo senso de tenacidade. Desapontamentos, decepções, malogros e fracassos são apenas momentos que nos fortalecem para a comemoração da vitória. Ai daquele que se entrega ao primeiro obstáculo!

9. Trabalhe.

Trabalhe dedicada e diuturnamente. Não há o milagre de o que se quer simplesmente acontecer em nossa vida como que por um passe de mágica. O suor conscientemente derramado nas horas de trabalho é a árvore crescendo, cujos frutos você colherá no tempo devido.

10. Treine.

Para que tudo isso aconteça, treine, treine, treine e volte a treinar. Se quer, por exemplo, escrever, não passe um dia sem se dedicar à escrita. É do treinamento que vem o aperfeiçoamento e o domínio daquela arte que escolheu como sua precípua ocupação.

Boa luz!

Boa sorte!