Aos Coros da Ospa, UFRGS e Sta Casa
Concerto Compositores Russos
e as essenciais vozes dos coros
A palavra “slava”, repetida inúmeras vezes nos coros russos e que significa glória, faz referência ao povo eslavo, um povo de origem indo-européia que ocupa a região central e oriental da Europa já há mais de cinco mil anos. Sua história é rica, cheia de conflitos, dor e triunfo, particularmente dos que ocupam a atual Rússia. Cantar os coros russos é integrar-se de algum modo a esse povo corajoso e forte, expressando o que pode haver de mais sublime em sua história: a arte musical magnífica de seus compositores.
A Ave Maria de Rachmaninov começa suave, tênue, envolvente: chama-nos desde os primeiros acordes como num abraço sutil, e vai girando em torno de nós, expandindo-se levemente, até o ápice comovente de sua continuidade indivisível, não dá para separá-la em trechos porque é uma linha inteira; demonstra certo sofrimento mas ele não grita nem suplica, apenas se expressa com ardor.
Pater Noster impõe-se, sublime, remetendo ao canto gregoriano: conversa, fervorosamente, conversa. O coro de Korsakov é imponente, triunfante e sereno, entre os trompetes e os sinos.
Mussorgsky puxa-nos para dentro de sua música fascinante, onde os sons brilham quase como se fossem visíveis. A música é um emaranhado de vozes e instrumentos que se aproximam e distanciam em movimentações circulares, míticas, tem a força das crenças antigas, toca profundamente, suspira, fala, clama: plena.
Tchaikovsky é meu predileto: mágico. Cria um cenário fantástico com sua música. Os sons penetram, intensos, o íntimo, encadeando os sonhos ingênuos. Primeiro com as doces vozes femininas. Depois, na valsa, sempre como que contando uma bela história de contos de fadas.
Não importa que ninguém entenda russo, não importa, a história acontece mesmo assim e todos apreciam porque nós acreditamos nela e lhe damos vida. As nossas palavras significam o que os instrumentos da orquestra não podem alcançar; e isso é o que fazemos, damos à música seu tom particularmente humano.
As obras russas são um desafio agradável de enfrentar. Temos condições, sem a menor dúvida, de cantar esplendorosamente e triunfar bravamente demonstrando a glória que os russos expressam em suas músicas.