O QUE REALMENTE DEFINE UM SER HUMANO (HOMENS E MULHERES)? PARTE 1

DEFINIÇÃO sf. Explicação concisa e clara de uma coisa.

Comumente, aliás, diariamente, vemos e/ou ouvimos muita gente definir ou, no máximo, tentar definir as pessoas. E se definir como diz o dicionário é esclarecer de forma que não fique nenhuma dúvida quanto ao que se está sendo exposto nada mais natural que essa definição nos diga exatamente como alguém realmente é. Pelo menos, com base no significado da palavra definição encontrada em dicionários, é o que todos nós esperamos.

Mas justamente nesse ponto dessa questão surge um contra ponto: o de que uma pessoa X jamais terá a real noção e o verdadeiro conhecimento de como uma pessoa Y é. Se definimos um ser humano qualquer apenas pelo o que nós vemos dele e na grande maioria dos casos sem nem mesmo conhecê-lo de fato, isto é, não sermos uma pessoa próxima a esse ser humano (írmã, írmão, pai, mãe e por aí vai), o que nos leva a - supostamente - acreditar que realmente sabemos definir uma pessoa apenas pelo que vemos?

Encontramo-nos todos em uma momento e uma era pós-moderna em que o julgar se tornou tão evidente em nossa sociedade que o julgar alguém tornou-se mais requisitado e mais requintado do que, antes de qualquer pré-conceito, realmente ao menos nos esforçamos em entendermos e compreendermos como alguém é, de fato. Referi-me ao nosso tempo atual, o período pós-moderno em que nos situamos ao final da década de 2000. Pois bem, sabemos que o "definir" alguém nos dias de hoje atinge todos os limiares imagináveis: sexo e sexualidade, raça, cor, religião, cultura, costumes, idéias e ideais, condição financeira, classes sociais e beleza (neste caso da beleza refiro-me especificamente à aparência física).

Ouvimos não raramente de muita gente a respeito de alguém que este (esta) é feio (a), fulano (a) é gordo (a), sicrano (a) é muito magro (a) e por aí vai. Se tomo alguém por belo (a), como seria então o meu modo de proceder, de me relacionar com tal pessoa? O natural é ou pelo menos é o de me sentir bem e alegre com a companhia deste alguém, de querer bem a essa pessoa, de sempre estimar-lhe. Mas aí como tudo na vida, dividimos a beleza nas pessoas assim como fazemos com as pessoas que possuem condições financeiras distintas. Por exemplo, se uma família mora em uma mansão, tem uma casa ou apartamento de luxo na praia, tem o carro do ano e todos os bens materias imaginados do ano então essa pessoa definimos como extremamente rica e, portanto, dizemos que ela pertence à classe alta.

Por outro lado, se uma família mora em um casebre bem simples e bem humilde que muitas vezes a casa é apenas um cômodo para mais de 10 pessoas de uma mesma família, que não tem dinheiro nem para pegar ônibus pois para elas passagem de ônibus é cara e falta-lhe praticamente tudo quanto é necessário à sua sobrevivência, especialmente, alimentos então essa família definimos exatamente como pobre e, consequentemente, dizemos que essa família pertence à classe baixa.

Infelizmente, muitas pessoas praticam a mesma atitude com a beleza física ou não de uma pessoa. Se uma pessoa é muito bonita, tem o rosto e todo o corpo perfeito, bem malhado, barriga tanquinho, rostinho liso e suave, sem manchas na pele, sem espinhas, então discriminamo-la de bela, bonita, linda e outros adjetivos a fim.

Agora, caso uma outra pessoa não seja (ao olhar de outras pessoas) bonita, não tem o rosto bem alinhado nem o corpo bem feito, um corpo que não seja malhado, sem barriga tanquinho, que não tem um rosto suave e por aí vai, então, de imediato, julgamo-la de feia, de horrorosa e coisas a fim.

Bem isso tudo olhando apenas a aparência física, ou seja, olhando apenas o exterior de uma pessoa. Mas o físico, realmente diz muita coisa, demonstra o caráter de alguém? Por que tanta divindade, melhor dizendo, por que e para quê tanta adoração cega à beleza se ela (em minha visão particular) não passa apenas de um atributo corporal? Pelo que se vê, para muita gente, os pensamentos, os sentimentos, o caráter de uma pessoa não se soma nem se mistura à beleza. Se a pessoa é minimamente bonita aí tudo bem, pensa-se em avaliar para depois entender, compreender e gostar de alguém pelo que ela sente, pensa e pelo que ela é em seu caráter. Se a pessoa, contrariamente, não apresenta nenhuma beleza em seu aspecto físico, logo ela é rechaçada, ignorada, serve de piada e é desprezada.

O que realmente é ser belo (a)? ....

Tiago Curralo
Enviado por Tiago Curralo em 24/05/2009
Código do texto: T1612389
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.