O ESTADO E A LAICIDADE

O ESTADO E A LAICIDADE

Mohammed Bin

A Argentina é um estado laico, "pero non tanto..." (= "mas não tanto...")

No Brasil os espaços estatais públicos assim como os espaços da admionistração publica näo tem imagens ou estátuas de santos, ou melhor, tem em quantidade mínima, apesar de que nem esse mínimo deveria ter, ou as outras religiões também devem ter o direito de colocar o símbolo de sua religião nestes locais.

Era comum no passado, as escolas estatais ou municipais terem imagens de santos. Foram retirados. É o procedimento mais adequado. Ou entäo os brasileiros budistas teriam o direito de colocar uma estátua do Buda, os brasileiros umbandistas quadro de "preto velho", os brasileiros hinduistas imagens de Crishina, e por aí afora...

Fui professsor em uma escola estadual no Brasil que passou por essa mudança, tinha estátua de uma santa em exposição, e foi tirada.

Mas em alguns locais, poucos é verdade, ainda tem estátuas de santo privilegiando a Igreja Católica Apostólica Romana, e posso citar como exemplo a rodoviária de Belo Horizonte - capital de Minas Gerais.

Na Cidade Autônoma de Buenos Aires e na província de Buenos Aires fiquei surpreso com a profusäã de estátuas e imagens de santos em exposisção nos locais públicos do estado como praça, estações dos "subte" (= metrô) e estações de trem.

Em La Habana --- capital de Cuba --- passei em frente a igrejas católicas, igreja evangélica, mesquita e sinagoga, e encontrei na rua com bessoas vestidas de branco e com "guias" (= espécie de colares religiosos, típico de religiões de origem africana) me revelando a existência de seguidores dessas religiöes na cidade cubana, entretanto no vi (o que näo quer dizer que näo tenha) exposição em locais públicos de nenhuma religião.

Entre Argentina, Brasil e Cuba, este último é o estado --- nesse aspecto --- que se me revelou mais laico.

Em Montevideo --- capital do Uruguay --- não há exposição de símbolos de uma religião específa em locais públicos do estado.

Como será a laicidade nos outros países da América Latina?

Mohammed Bin
Enviado por Mohammed Bin em 13/04/2009
Reeditado em 12/12/2009
Código do texto: T1536328
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.