BREVE EXORTAÇÃO A ALGUNS HOMENS ( Minha homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março )
Queridos: sede companheiros, em verdade e de verdade, das mulheres. Companheiros em pensamento, companheiros nas palavras, companheiros em vossas ações.
Sede companheiros de vossas mães, de vossas irmãs, de vossas amigas, de vossas colegas, de vossas namoradas, de vossas esposas, de vossas filhas, de vossas amantes, também da(s) outra(s) de vossas esposas(... )
Companheiros homens: sede companheiros das mulheres, de todas com as quais estiverdes em contato cotidiano: pessoal, profissional ou meramente no acaso dos ônibus, das ruas, dos becos...
Sede companheiros das mulheres, que muitas vezes acabam por se ver, por força da NECESSIDADE, como uma espécie onipotente, onipresente, como se foram deusas. Não são. São apenas seres humanos, falíveis, pessoas feitas não só de pensamentos sublimes, maternais mas também, demasiadas vezes, de pensamentos pouco nobres e da mais dilacerada solidão. Afinal, chega a ser sobrehumano para tantas, necessitarem ser, simultaneamente,o homem e a mulher de suas próprias vidas, vidas a englobar de filhos a velhos pais alquebrados e impotentes; mulheres a sobreviverem, muitas vezes, com o sacrificio de suas mais intransferíveis e recôndidas necessidades individuais.
Queridos:assim como acordamos o homem em nós, acordai a mulher em vós. Dir-me-eis: "Afinal, se somos tão centrados em nossas próprias necessidades, não foram vós, mulheres, as responsáveis diretas por nos termos tornado assim, tal como dizeis? " Tendes boa parte de razão: a maioria de nós, mulheres, tem educado seus filhos homens para serem reis e reis, cuja função primordial deveria ser a de servir, acabam vivendo como seres apenas para serem servidos.
Proponho-vos uma rebelião: Inicialmente, fazei crescer, multiplicai em vós, dentro de vós, na mulher que também vos habita o interior, os pensamentos, as palavras, as intenções de cumplicidade para com as mulheres, vossas companheiras de espécie neste mundo. Transformai então, toda essa energia em palavras e ações efetivas e vereis, certamente, crescerem as sementes de um novo tempo, de uma nova realidade, verdadeiramente humana, verdadeiramente fraternal.