ZELO NA COMUNICAÇÃO

Conforme Silveira Bueno, essencial significa o que seja “indispensável”; “necessário”, “importante”.

A comunicação sendo inerente ao ser humano (em todos os sentidos) não pode nem deve ser negligenciada; porque dela depende a própria sobrevivência humana.

Quando se olha o mundo em derredor, torna-se perceptível, inúmeros problemas causados pela falta de comunicação adequada.

Ou seja, muitos problemas não existiriam se tão somente houvesse um maior empenho de cada pessoa em melhor se expressar e ouvir mais do que fala.

Uma pequena ilustração do que estamos dizendo pode ser vista neste próprio texto.

Alguns podem achar que estamos falando sobre a comunicação intelectualizada; quando na realidade, tem a ver com sensibilidade, empatia, saber ouvir...

Pode até não parecer, mas um dos maiores problemas, na atualidade, tem a ver com as dificuldades que o ser humano têm de se comunicar bem. O pragmatismo não “permite” considerar o quanto é difícil se comunicar bem.

Alguém poderia interromper com uma questão: “Afinal, o que seria se comunicar bem”.

Olha, se comunicar bem é ouvir bem; entender o que foi dito, percebido, etc, independente de tempo, de lugar, de circunstâncias, etc.

A falta de boa comunicação entre as pessoas, tem feito com que, a vida seja complicada por inúmeros maus entendidos – uma coisa é dita e se entende outra; quem falou primeiro nem sempre faz uma pausa antes de reagir a altura e, assim, acontecem “tempestades em copo d’água”...

Está escrito:

“Habite, ricamente, em vós a palavra de CRISTO; Instrui-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a DEUS, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.

E tudo o que fizerdes, seja em palavras, seja em ação, fazei-o em nome do SENHOR JESUS, dando por ELE graças a DEUS PAI” (Colossensses 3:16 – 17).

A Bíblia é nosso patrimônio maior, (também) em termos de regras para uma vida melhor, no âmbito das relações humanas. A partir daí, será possível viver cada dia de forma proveitosa.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 16/02/2009
Reeditado em 18/02/2009
Código do texto: T1441783
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.