MUDANÇA

Conforme Silveira Bueno, a palavra mudar significa: “transferir de um lugar para outro”; “desviar”; “substituir”; “ir viver em outro lugar”; “transformar-se”.

Mudança pode ser algo relativo dependendo do ponto que estiver sendo considerado.

Ao discorrer sobre mudança, temos em vista, a transferência “de um lugar para outro”. Nesse sentido, geralmente apresenta resultados benéficos; como demonstra a odisséia humana na terra.

Quem pensa diferente, retroceda um pouco no tempo e imagine como era o lugar onde está...

Considerando-se que o pragmatismo e o comodismo tem sido algo presente à existência humana, a mudança muitas vezes tem sido vista como um adversário opressor; porque o ser humano deseja em tudo receber algo em troca, ou seja: levar alguma vantagem.

Como a mudança envolve o momento seguinte na vida das pessoas, o desconhecido – não haverá garantias de estabilidade; como se trata da possibilidade de êxito prevalece à máxima que é melhor “não trocar o certo pelo duvidoso”.

Está escrito:

“O que a mim diz respeito, O SENHOR levará a bom resultado” (Salmos 138:8).

Por isso, independente de pontos de vista, de circunstâncias, com ou sem estabilidade, etc. a mudança, sempre, será algo benéfico se proceder do alto, se estiver conforme a vontade divina.

A mudança de um lugar para outro ou mesmo de uma situação para outra, poderá acontecer em cada dia de nossas vidas.

A atitude mais sensata não é encará-la como vitória ou derrota; Antes de qualquer rejeição à mudança, será conveniente considerar que, através das mudanças se dá o progresso da sociedade, a construção de novos relacionamentos, etc.

Estamos, e uma vez que estamos em constante processo de mudança – cidade, bairro, ambiente de trabalho, etc. influenciando e sendo influenciados, é importante ter prudência com relação ao alicerce de nossa vida; Porque algumas vezes, a melhora ou piora da qualidade de vida num determinado contexto se dá por nossa responsabilidade e, de forma consciente ou não, se teima em discordar.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 16/02/2009
Reeditado em 16/02/2009
Código do texto: T1441776
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.