VENCER O DRAGÃO DA HORA

Poetamiga! Acabo de receber um 'depoimento' no Orkut em que falas, numa mensagem que teria voltado... Não seria esta que aparece abaixo, datada de 29 último? Aqui onde moro é uma aldeia de pescadores situada numa praia, o bairro Pasárgada, no Passo de Torres, uma pequena cidade com cerca de 5.000 habitantes. Sofro com problemas de conexão devido ao alto número de pessoas que usam o satélite pra acessar a net, nesta alta temporada – o quádruplo, segundo estimativas. Uso um modem da Tim Web, que funciona via celular, com velocidade muito baixa, apenas o dobro da velocidade da net discada. Para aproveitar os momentos de menor uso, acesso somente das 07 às 09h30min, ao voltar do hospital de Torres/RS, (quando vou levar a Déia ao serviço) e é o horário em que a net funciona melhor, OK? Desta sorte e por estes motivos, não havia ainda respondido a mensagem, e que talvez seja a que te reportas. Agradeço que me tenhas confidenciado tantas coisas... Mas, repito, sairás vencedora deste processo pessoal. Tudo vai dar certo, entendes? O Senhor nos põe à prova e é preciso estar presente nos seus desígnios, no Seu apontamento de caminhos. Toca o barco e deixa fluir a poetisa que te habita. Mas estuda, lê muito, e terás fortaleza pra enfrentar os teus monstros pessoais. E o que mais me importa: melhorarás o teu texto poético e prosaico. Tens muito tempo pra caminhar neste plano! Se o teu marido te abandonou é porque não te merecia ou, na pior hipótese, cansou de ti. O que fazer? Namorar de novo, buscar o encontro contigo mesmo na outra pessoa. Sei que isto não é fácil, ainda mais quando não se é mais criança... Mas, cuidado pra não escrever abobrinhas que nada tem de Poesia e podem cansar o teu leitor... Sob pena de veres deletados os recadinhos e e-mails porque repetitivos no seu conteúdo, mesmo que tenham forma aparentemente diversa, mas, que tem fundo comum e nada de novidade literária. Lugar de terapia de grupo não é o Orkut e, sim, o divã do analista. Perdoa a dureza do que abordo o tem e o predigo, mas falo com uma imensa sinceridade, aquela que só provém de um irmão. A Andréa retribui os votos amorosos de tua parte e pede que sejas forte... Acabo de levá-la ao serviço, num domingo em que, na verdade, no mínimo, gostaria de dormir até as dez e, depois, ir à praia, mas o que fazer? Tenho que respeitar que ela está se iniciando na vida e eu tenho a minha consolidada, aos 62 anos. Ela tem somente 33 anos de vida dura (desde a sua infância de menina pobre e família com baixo índice de cultura) e pretende vir a ser vencedora... Por vezes, percebo claramente que eu sou o seu cajado, o mesmo do Cristo Amor. A bengala que Ele me deu pra poder andar com alegria, amorosamente. A Poesia, intuo que seja as minhas pernas-de-pau, por desígnio do Ser Maior. Tudo para que eu possa andar sobre a areia movediça que, por vezes, me engole. Por Ele e com ela, vejo melhor o mundo... Abraços e beijos do poetinha JM.

– pelo Orkut, em 07/02/2009.

Olá amigo grande Poeta! Fiquei triste quando enviei um email pra vc e voltou. Não tive coragem de mandar outro, mas sinto saudade da amizade que sinto por vc. Estou vencendo o medo e desejando a vc e família um excelente domingo. Aqui chove muito. Me sinto triste ou quem sabe com a chuva vai embora a nostalgia que sinto sem saber por que. Como vai vc? Desejo que bem e feliz. Beijos na alma! Carinhosamente, a amiga Marisa.

Original Message

From: marisamedeiros@zipmail.com.br

To: Joaquim Moncks

Sent: Thursday, January 29, 2009 5:50 PM

Subject: Re: Teu comentário no RL...

Grande amigo! Obrigada! Digo sempre: DEUS é apaixonado por mim... todos mais chegados brincam comigo, aí está um exemplo, essa amizade que caiu do céu pra mim. Sempre que me sinto quase no fim do poço, ELE manda reforços de recuperação de fazer inveja a qualquer mortal, rsrsrs. Parabéns pelo marido que você é, e para Andrea pelo marido que tem. Meu lindo, o e-mail é simplesmente sensacional, o melhor de todos os anos. Meu coração chorou. Sabe, os meus problemas a parte, pois a FÉ é o meu grande instrumento, agradeço sempre ao Nosso Pai maior. Eu sei e você sabe que cuca é mesmo uma coisa séria. Fui me superando diante de cada problema e não sou uma pessoa forte, com estrutura emocional equilibrada. Descobri na Terapia que o meu problema é desde infância e sem nenhum tratamento foi se agravando, sem nem mesmo eu saber. Rapidamente: O meu pai faleceu de problemas cardio-renais, aos 23 anos... isso mesmo. Eu tinha três meses. Minha mãe casou novamente quando eu tinha 01 ano e 04 meses e me deixou com a minha avó. Convivi com uma rejeição, talvez imaginária, essa se agravou e apareceu com total crueldade, quando, depois de 21 anos de casada, o meu ex-marido me trocou por uma moça de 22 anos. Deixa pra lá... Por hoje já foi uma carga emocional do tamanho do mundo. Amigo, confesso que me faz muito bem sua amizade. Beijos para sua esposa.

Tenha uma noite linda, pois já anoitece, rsrsrs... Beijos carinhosos da sempre amiga, Marisa.

Em 29/01//2009, 07h32min, Joaquim Moncks escreveu:

Amadinha! Realmente, quando a mensagem saiu de tua caixa, eu já devia ter desligado o PC. Deitei-me às 03h10min e às 06, pontualmente, estava de pé, pois levo minha mulher, a Andréa, ao hospital de Torres/RS, onde ela trabalha como técnica de enfermagem. Ela está no turno das 07 às 13h15min. Nunca posso dormir até mais tarde, a não ser duas vezes por mês, quando ela tem folga. Ela se sente mais segura se eu a levar e isto melhorou sensivelmente o nosso relacionamento, porque ela tem variações de humor quando levanta, nem sempre está bem. Tem enxaquecas... Mas está tudo bem legal com este apoio pela manhã. Vou buscá-la ao sair do emprego, às 13h30min. Peço-te que cuides de tomar os teus remédios. Eu tenho este proceder como ponto de honra para o tratamento de minhas diabetes e asma brônquica. Sei que é pro meu bem... O que fazer? E tenho andado bem já faz uns bons quatro meses, tudo rigorosamente cumprido. No teu caso, precisa ter mais cuidado ainda. Quando se trata de "cuca" é bom não relaxar... Relaxa e goza, diz a corruptela do ditado popular... Se queres melhorar na tua lavratura de poemas, cuida da parte medicamentosa, em caso contrário, nunca te aprofundarás no estudo da Poesia e babaus... Estou começando a gostar de nossa amizade e dos cochichos da net. Beijos e abraços. Força! JM.

Original Message

From: marisamedeiros@zipmail.com.br

To: Joaquim Moncks

Sent: Thursday, January 29, 2009 3:06 AM

Subject: Re: Teu comentário no RL...

Bom dia! A essa hora, sei que já foi dormir... Que seus sonhos sejam lindos. Obrigada pelo carinho! Sei que é tudo verdade o que vc me fala e fico pensando... o quanto poderia ser diferente, creia! Minha cabeça, acho que não gira bem mesmo. Que bom que vc dorme legal. Sabe meu lindo, não vou te falar da quantidade de remédio que tomo, pois é chocante! Podia parecer um verdadeiro exagero, maravilhoso seria. Veja: nos meus 10 anos de terapia Individual e semanal... Avancei um pouco, não aguentava mais, por isso, larguei... Quanto ao psiquiatra, mensalmente, não posso fazer o mesmo. Às vezes sou rebelde e furo a consulta... Logo volto correndo, sem os remédios... não vou longe... sinto na pele. Conforme o psiquiatra, o meu caso é de melhoras e recaídas... E haja nervos para tratamento permanente. Perdão amigo, choro, desabafo... Isto é bom. Vou melhorar! Carinhosamente, a amiga Marisa.

Em 29/01/2009, 02h39min, Joaquim Moncks escreveu:

Grato por tudo! Tu és valorosa... Manda longe o que é ruim, fica com o restante... Somos escribas, não é? Traduzamos, então, as faltas em benesses para o bem viver. Pílulas nos leitores... Como bem podes ver, também estou com insônia. Mas, agora, vou pra cama e nada de insoníferos... Rsrsrsrsrsrs! Beijos do JM.

Original Message

From: marisamedeiros@zipmail.com.br

To: Joaquim Moncks - Gmail

Sent: Thursday, January 29, 2009 2:30 AM

Subject: Re: Teu comentário no RL...

Amigo lindo! Obrigada pela atenção. Gostaria de ser assim tão forte. Mandar a tristeza ir embora. Ir em frente e sem traumas, complexos e culpas... Ainda não consegui. Espero um dia me melhorar jogar fora tudo isso de negativo que tenho e sinto. Descartar remédios, tratamento e medos. Tenha a certeza que não me entreguei tão fácil. Prova disto é que continuo tentando... Sobrevivendo. Perdão por incomodá-lo com problemas desnecessários. Sinta o meu carinho! Beijos da sempre amiga Marisa.

Em 29/01/2009, 02h09min, Joaquim Moncks escreveu:

Toca o barco que atrás vem gente! A fila anda, amadinha! Estás com 54 anos? Tens muito a viver... Com todos os problemas que possam aparecer. Eu tenho 62 primaveras, e o meu diabetes não me comanda! Eu é que o regulo! Não engulo aquilo que me é imposto como definitivo. Nada de choros... Estás viva, aleluia! Os grandes mestres da Literatura, quase todos, sem exceção, tinham problemas de depressão. Alguns até padeciam de distúrbios severos como a esquizofrenia... Por este bem pessoal tinham o que contar aos leitores... Sabiam lograr o dragão que lhes comia as entranhas. Aprende isto e vai adiante! Beijão do JM.

Original Message

From: marisamedeiros@zipmail.com.br

To: Joaquim Moncks - Gmail

Sent: Wednesday, January 28, 2009 8:05 PM

Subject: Re: Teu comentário no RL...

Olá meu amigo e Mestre! É verdade tudo que escrevi, é isso que sinto. Não sei o que acontece e vc me passa uma credibilidade sem precedentes. Acredite! Sinto uma felicidade enorme de poder escrever um pouco. Tenho sede e fome de aprender. Ser poeta um dia...não sonho tanto. Vou te contar muito resumidamente o que se passa comigo. Já o faço chorando, não querendo que ninguém se penalize comigo. Por si só já é um quadro que luto para mudar. Sou professora readaptada da rede estadual e municipal de São Paulo. Afastada da sala de aula, com o assustador laudo médico definitivo: inapta... Choro muito. Tenho hipertensão e depressão severa... Oi amigo, como me dói. Sem esquecer do problema renal. Estar aqui é uma vitória inigualável. Escrever mais nesse momento é impossível. Continuo outra vez se não for te aborrecer demais, rsrsrs. Tenha uma linda noite! Beijos no coração!

Carinhosamente, a amiga Marisa.

Joaquim Moncks escreveu:

Amada Marisa! Ah! Agora és tu que me queres fazer chorar? Ainda bem que gostaste do que resolvi registrar. Estas primeiras conversas são importantes e não se podem perder... Lê e estuda Poesia, acaso queiras vir a ser Poeta. A humanidade é exigente...

– Do livro O HÁLITO DAS PALAVRAS, 2006/2012.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/1427934