CONFIDÊNCIAS ... BIOGRÁFICAS? (88): Nem sempre...

Naida Terra publica no RdL (02/02/2009.- T1417854) a trova intitulada «NEM SEMPRE...», que me permito copiar e comentar.

Nem sempre quem se cala consente.

O silêncio muitas vezes se faz presente

quando a dúvida do momento

sufoca o pensamento...

.............................................................................................................

Certo, muito certo: A minha experiência com humanas e humanos (eu também o sou, sem exagero...) ensinou-me que "nem sempre" o silêncio vale como consentimento.

Mas é que nem sequer a expressão inicial de compromisso equivale à continuidade desse compromisso...

Somos inconstantes, todos e não só «la donna», que diz o texto a ária do verdiano 'Rigoletto':

La donna è mobile, qual piuma al vento,

muta d'accento, e di pensiero.

Sempre un amabile, leggiadro viso,

in pianto o in riso, è menzognero.

...

È sempre misero, chi a lei s'affida,

chi le confida, mal cauto il core!

Pur mai non sentesi felice appieno

chi su quel seno non liba amore!

Sem dúvida foi a pressão do tópico (pior ainda do que prisão de ventre...) a que induziu o letrista a redigir esse poema, machista onde os houver... Talvez a trama mitigue a gravidade dos versos, como consegue nalguma medida a música linda e mordaz do Verdi.

Contudo, depois de me declarar culpável de incumprimentos patentes, devo admitir que (me) topei (com) varões sisudos e conspícuos de estudos altos e de honradez reconhecida que nas suas convicções e sobretudo atividades prometidas falharam gravemente, muito mais do que qualquer "donna mobile" ou que qualquer "piuma al vento".

E, se for apenas por se submergir na dúvida, nas dúvidas (que, em regra, nunca vêm a sós), ainda caberia escusá-los.

Mas não foi por esses motivos: Foi por despreocupação e não só por fraqueza de memória (que a todos pode visitar...).

A fraqueza de memória, as dúvidas... podem sufocar o pensamento, mas a despreocupação, a falta de seriedade, essa dufoca os sentimentos, isso inefável que nos faz com que estimemos os outros como iguais a nós.

Portanto, bem-vindo «o silêncio [...], quando a dúvida do momento / sufoca o pensamento...»!!