CONFIDÊNCIAS ... BIOGRÁFICAS? (75): Abandonar-se

Mônicka Christi publica no RdL (29/01/2009.- T1410574) o poema de desilusão que intitula «ABANDONAR-SE». Hoje também ando mergulhado numa desilusão, que vem de longe, mas que floresceu como crisântemo esmorescente... São dias... Ou é a existência humana como é:

Ah! Dor que não passa

E nos arranca dos sonhos sem dó!...

Tristeza profunda nublando a vista,

Acinzentando os horizontes perdidos

Em cortes sangrentos sem perdão...

Que não lavam a alma

Apenas afogam-na em perdição ensurdecedora

Onde nada esclarece mas se oculta

Em desencontros e máscaras

Que às vezes o tempo não decifra

E se perde antes que a vida brilhe

Nos envolvendo em escuridão.

............................................................................................................

Há dias cinzentos, certo. Hoje (mais um) apareceu-me assim, como anjo da tristeza ou diabo da desesperança... Não sei.

Quando o carinho, ligado intensamente ao amor,... Quando as que Marcel, o filósofo "cristão" existencialista, dizia "mediações sensíveis", desaparecem, é nesse justo e preciso instante (quase eterno) que abrolham os desassossegos e os ciúmes (sem zelos) e as desesperanças e as amostras de descarinho...

Nessa situação estranha deixa o esposo de ser esposo para se tornar em ajuda de câmara sem direito a cama... Apenas o alimento e o teito* e uns escassos momentos de conversação sobre interesses de terceiros...

Nessa situação estranha deixa a esposa de ser esposa para se tornar em criada da casa talvez com direito a cama... e a alimento e e teito* e, acaso, uns escassos momentos de conversação sobre interesses de terceiros...

A dor do espírito, mais grave do que a dor do corpo, arranca os sonhos que nunca foram perfeitos, mas que, por os serem (sonhos), podiam atingir quase a perfeição, a certeza, a verdade e sobretudo o amor.

:::

(*) Teito s. m. (1) Parte plana, superior e interna de uma casa ou lugar coberto. (2) Fig. Habitação, domicílio, casa. (3) Telhado: "o teito está cheio de goteiras". (4) Parte interna e superior da abóbada do forno. (5) Fig. O limite máximo, o máximo: "alcançar o teito na transferência de competências". (6) Altura máxima em que um avião pode voar com segurança. (7) pop. Juízo, siso, tino. "Viver debaixo do mesmo teito": viver na mesma casa [lat. tectu]. No port. comum "tecto".