CONFIDÊNCIAS ... BIOGRÁFICAS? (65): Sexo...

Cássia Nascimento publica, como prosa poética, no RdL (26/01/2009.- T1405042), um protesto de que gostei e vou ver se comento, confidenciando-me. Intitula-o «Sexo»:

Não te quero só à noite, na cama, no escuro do quarto

Não te quero só ao amanhecer, pra saciar o teu tesão masculino, matinal

‘Relação’ tem que ser a dois, de dois, de iguais, múltiplo

Sem esforço, sem batalha, sem pressão

Sexo não é só pele, só química, só paixão

Sexo não é só orgasmo, só prazer, só gozo

Sexo não é só desejo, não é só sensualidade, momento

Sexo não preenche falta de algo ou de alguém

Sexo é intimidade, é namoro...

É beijo, é afeto, é cheiro, é querer...

Que brota e cresce com cuidado, com atenção, com vontades

Que se conquista com amor, como amizade, com convivência.

............................................................................................................

Tenho de reconhecer que sou completamente de acordo com o que Cássia diz, mas ...

Sim, beijo e abraço, afeto e companhia, cheiro e formas, querer e ser querido... Difícil conjugação de metades que os fados espalharam e afastaram sem jeito nenhum... Diz-se aquilo, mítico, da meia laranja, da metade perdida por capricho dos deuses para convencer da sua fraqueza os humanos, que, aliás, eles modelaram do barro que, por sua vez, eles, os deuses de quase todas as as "revelações", criaram do nada ou do seu sangue ou ...

Onde é que se acha a meia laranja?

Uma resposta, simples, pode ser: Na pessoa amada... Essa que te seduziu não pela pele nem pela paixão, mas pela fundura dos seus afetos.

Bom, vale, talvez... Seduziu ou convenceu ou ligou? Talvez as três ações ou atividades simultaneamente. Então, sim; mas hoje?

Porque nem nós somos constantes, mudamos, nem a pessoa amada permanece imutável, também muda. Daquela o beijo, o afeto, o cheiro... portanto, o querer igualmente mudam: O beijo já não sabe a beijo como antes; o afeto agora parece dissimulado; o cheiro... antes era rescendo e agora quase fede...

É por isso que procuro (e não sei se achei) outra resposta: Os deuses, apesar de tudo bondosos, repartiram a nossa meia laranja entre diferentes pessoas. Como sou varão, explico desde essa condição: Uma parte da meia laranja, sem dúvida a principal, será a esposa, mas há outras, indefinidas, ... amigas e amigos, companheiras e companheiros de trabalho, aquela com que coincido no café ou numa viagem...

Para umas bastará a presença e a conversa; para outras, mesmo um beijo... Há tantas raças de beijo...! Noutro é o brilho das ideias, a vivacidade na expressão, a magnificência da sua amizade, a glória de que nos faz participar, a distinção com que nos enobrece...

Seja como for, Cássia acerta: «Sexo não é só pele, só química, só paixão / Sexo não é só orgasmo, só prazer, só gozo ...», embora também seja isso tudo...