A VIDA É UM QUEBRA-CABEÇA

Essa frase “A VIDA É UM QUEBRA-CABEÇA” eu já ouvi inúmeras vezes, no entanto esta é a primeira vez que reflito sobre a comparação que podemos fazer da vida com um quebra-cabeça.

No quebra-cabeça, todas as peças, grandes ou pequenas, das mais variadas formas, são importantíssimas e têm o seu lugar certo, desempenham seu papel, para dar harmonia ao quadro e deixá-lo completo. Na vida, cada pessoa, não importa quem e como seja, é pessoa única e como tal desempenha um papel também muito importante, pois a partir de suas ações é que serão desenhados os acontecimentos, podendo estes acontecerem de forma harmoniosa ou não.

As diferenças de cada pessoa é que permitem os encaixes corretos, assim como as peças de um quebra-cabeça.

Num quebra-cabeça, quantas vezes a gente tenta encaixar a mesma peça fora do seu lugar e acaba percebendo que já fez a tentativa e não deu certo. Na vida acontece o mesmo.Quantas vezes tentamos fazer coisas que não eram pra ser...tentamos mesmo forçar e só depois de frustrações e desencontros, percebemos que as peças não se encaixavam.

No quebra cabeças, perdemos tempo procurando aquela peça que parece óbvia...mas procuramos, procuramos e acabamos por desistir. Esfriamos a cabeça, damos um tempo e voltamos para a surpresa, a peça que foi tão procurada estava ali, diante dos nossos olhos.

Na vida não é diferente. Quantas vezes procuramos entender as coisas que nos acontecem, procuramos pelas respostas e nos debatemos a procura delas até nossas forças se esvaírem e nada. Percebemos então, às vezes tardiamente, que era só darmos uma parada, respirar e refletir melhor para encontrarmos as tão procuradas respostas.

Penso nas peças do quebra-cabeça e nas peças da minha vida. Minha família, meus amigos, acontecimentos, bons e ruins, alegrias, lágrimas, felicidade, tristeza e vejo que cada peça teve seu objetivo, sua razão de ser, mesmo aquelas que me pareciam insignificantes. Tudo em nossa vida acontece por uma razão, cada acontecimento, bom ou mau é uma peça que não pode faltar no quebra-cabeça, pois sem ela faltaria a harmonia do produto final.

Ana Isabel (anamauer)