CONFIDÊNCIAS ... BIOGRÁFICAS? (42): Esperando por ti...
Mel L Frankust publica no RdL (15/01/2009.- T1386044) o poema de amor, muito lindo, intitulado «Esperando por ti»:
Dei-te o melhor de mim.
Minha alma, meu corpo,
Minha calma, meu conforto.
Dei-te a minha essência,
Meus passos, minha história,
Meu fracasso, minha vitória.
E agora, que faço de mim?
Sozinha assim,
Esperando que tu venhas enfim...
............................................................................................................
Deveras costumamos —espécie humana reincidente— dar o melhor de nós... Pelo menos nos inícios dos namorares... A mulher —eu diria— mais do que o varão, mas... Sim, a mulher mais do que o varão.
Nós somos —dizem não sei se as gentes da Psicologia— mais calculadores, menos dados à entrega sem remuneração... Dizem... Não sei: Dependerá de cada varão, namorado.
Como depende de cada mulher, namorada, se oferecer como se ofereciam as donzelas às deusas da fecundidade ou como as virgens cristãs ao seu Deus e esposo.
Eu desejo —e assim o imagino— que o varão entregue o melhor de si à mulher que quiser fazer sua, como desejo —e assim o imagino— que a mulher faça do varão amado o que melhor considerar... sem véus... livremente... descontraidamente... como parece —eu não estive lá— que se compenetravam, antes do pecado, Adão e Eva, Eva e Adão, a nossa mãe e o nosso pai primeiros —que a Bíblia identifica pelo seu nome e condição—, nus, livres, donos de si e do mundo, em harmonia com a Natureza —também criada por Deus, como a Bíblia nos ensina—.
Mesmo naquele estado feliz era a mulher o centro, apesar de ter nascido do coração do varão... Ou por isso justamente: Eva é nomeada mãe dos viventes, enquanto Adão carece desse privilégio... Apenas é companheiro da sua companheira, carne de carne, ossos de ossos, vida de vida.
Mas o pecado —Paulo de Tarso diz que foi por culpa da mulher que entrou no mundo: Não sei, eu não estava lá— desordenou a ordem primigénia... Desde então é o varão a colocar-se imerecidamente no centro e parece que a mulher —com excessiva frequência— se permite transigir com tão nefasta realidade...
Mulher, não estás só: É o varão o que, sem ti, anda desnorteado e não apenas só...
Mulher, tu és o centro do mundo e da Natureza: Os varões andamos ao teu redor, como tolos, por vezes, como macacos, por vezes, como varões humanos menos vezes...