O Céu de Cada Um
 
            Desde criancinha vejo notícias do conflito eterno Israel-Palestina e bombas voam alimentando a famigerada indústria bélica despachando, ao mesmo tempo, de lado a lado, inocentes ao paraíso ou ao inferno, conforme a escolha pessoal de cada um.
            Jorge Luís Borges certa vez escreveu que o céu dos ricos é cheio de riqueza por já estarem a ela acostumados. Comentário pertinente uma vez ser a nossa vida o fruto de hábitos há muito arraigados.
            Creio que nossos irmãos do Oriente em eterno conflito não conseguiriam viver sem matar uns aos outros. Imagine se Israel acordar um dia sem a Palestina: em quem vamos atirar? Do outro lado teríamos exércitos de homens-bomba desempregados agravando a crise mundial que parece ser mais embaixo.
            Na tese do céu de cada um, os políticos seriam eternamente eleitos, tendo aprovados em votações contínuas benesses infindáveis.
            O povo brasileiro teria um paraíso com Copas do Mundo a cada seis meses sendo o Brasil um imbatível campeão.
            O Lula teria um paraíso sem oposição com Dirceu no Comando e a Dilma chegando por trás vendo pesquisas do Ibope darem a vitória da mesma em uma sucessão que seria para sempre postergada.
            Não consigo imaginar um paraíso para o Bush, creio que os bônus da indústria armamentista compraram passagem direta ao inferno.
            Sílvio Santos nunca envelheceria e o Baú da Felicidade seria mais famoso que a própria Coca-Cola.
            No meu paraíso encontrarei livros e bibliotecas fartas à beira de cachoeiras e com fundo musical de pássaros e sinfonias clássicas brotando das corredeiras.
            O que seria paraíso para uns tornar-se-ia inferno para outros.
            Um festival de Heavy Metal poderia me matar, mas para muita gente seria um prêmio incomparável.
           Sei apenas que vamos construindo, na medida em que brotam calos de tanto viver e andar por este mundão sem fim, que sempre termina no mesmo lugar, o nosso próprio destino.
            Deus, na hipótese de existir, se daria ao trabalho de escrever e aporrinhar a vida de cada um? Caso assim fosse, donde o livre-arbítrio?
            Ora, que isso, dirão alguns, Deus sabe de tudo.
            Creio que sabe muito, muito mais do que qualquer um de nós saberá, mas vai deixando a gente ir tomando conta de um cadinho das nossas vidas só para termos o gosto de ir virando gente de verdade.
            Sabe Ele que a vida não pode ser uma só, pois do contrário não deixaria tanta coisa que a gente acha que é injusta ir acontecendo.
            Diante de um massacre em Sarajevo um professor universitário declarou à sua turma:
            - Gostaria de ser Deus...
            - Para evitar tudo isso? – perguntou um aluno.
            - Não, para saber por que tudo isso está acontecendo.
            Pois é, Deus sabe. E se não sabe, não é Deus.
            Boa vida a todos!