CONFIDÊNCIAS ... BIOGRÁFICAS? (35): Cármen, amiga
Hoje, esta manhã, cheguei ao Liceu em que trabalho e recebi a notícia triste da morte de uma boa companheira. Caíra em doença, cancro. Lutou até ao final contra a Morte, mas a Morte venceu mais uma vez a Vida... e o que de melhor temos os humanos.
Ó Morte desumana, por que arrancas da Vida as pessoas que nada fizeram contra ela? Por que não levas os que continuamente a destroem?
(Diria nomes, mas não é preciso... Ponham presidentes de estados e de governos com quase todos os seus ministros e mais as "cortes" que os seguem, quase a completo; e generais de exércitos com quase todos os seus subordinados; e esses grandes empresários que apenas veem dinheiro em toda a parte... Diria nomes, mas não digo.)
Cármen lutou contra mesmo a Medicina (que pouco sabe perante a ameaça do cancro... Meu pai, médico, também falescido, reconhecia-me que para um conhecimento que puder conseguir, a Medicina ignora mil...) e superou várias quimioterapias.
Mas por fim foi vencida... Ou acaso venceu. Não sei.
Se não tivesse esperança, declararia o vencimento definitivo, mas espero que esta vitória da Morte não seja sempiterna.
Espero que Cármen e todos nós alguma vez, nesta ou noutra Galáxia ou onde quer, vençamos a Morte, porque a Vida, se o for, não pode morrer: Próprio seu é viver, perviver e não apenas sobreviver.
Até sempre, Cármen, amiga!
P.s.- É a segunda Cármen companheira de trabalho que se me vai em quatro... cinco anos...