mensagens e poesias
João Martins
Mensagens e Poesias
PREFÁCIO
Expressar idéias é algo que considero muito benéfico. Para mim, deixar de fazê-lo é como mutilar meu próprio ego.
Quando estou escrevendo minhas idéias, sinto-me navegando rumo a um oásis, vivo bons e eletrizantes momentos e posso me sentir eterno: culto e grande, isto é, me sinto gente, com liberdade, sou parte do Criador e crio dentro de minhas limitações aquilo que meu ser pede que eu faça. Este trabalho é mais um daqueles que faço com a alma.
É um trabalho voltado para o amor, para a mulher,
Para o ser bom e para o ser mau, enfim, neste trabalho você caro amigo leitor vai poder ver a alma do autor porque aqui exponho meus pensamentos e minha vida porque de tudo que falo já fui provado e esta provação me serviu para nunca desanimar e cada vez mais confiar no poder do Supremo.
Talvez haja leitores que nem queiram sondar a alma do autor, mas, com certeza, haverá muitos leitores que mergulharão fundo no conteúdo do escrito, tentando descobrir a índole, a cultura e a intelectualidade do escritor
O autor não vive sem o leitor assim como a planta não vive sem a água ou o sol.
João Martins
A língua
O bom a usa para bendizer e aconselhar,
O mal a usa para maldizer e para condenar.
Ela é capaz de salvar muita gente
Mas também condena muitos inocentes.
A língua enaltece e engrandece o homem
Mas também mutila destrói e consome
O bom usa a língua para o amor
O mal por ter língua infame
É difamador
Quando a calúnia se espalha
Tem um efeito mortal
Destrói o humano e se torna fatal
Se você jogar ao vento folhas secas
De milhões poderá até colhê-las
Porém a calúnia não.
Depois de espalhar no mundo,
Ultrapassa gerações.
Um dia as folhas se acabam
Sem deixar recordações...
Eu peço a Deus um castigo
Para os difamadores
Que eles sintam na pele
Da calúnia seus ardores.
A mentira
A mentira é uma erva daninha capaz de destruir as mais bonitas verdades, mas pobres daquelas que são mentirosos porque sempre estão com suas consciências pesadas, e para mantê-las -suas mentiras- vivem sempre procurando meios. Mesmo que para isso seja necessário inventar outras e outras mentiras, sempre tentando não cair no ridículo; porém quando se ascender à luz da verdade, não haverá mais mentira alguma, pois só a verdade reinará. É dito e comprovado que a mentira tem pernas curtas e até existe um fato muito certo que diz: O diabo tem uma filha para dar em casamento, e todos dizem não querer se casar com ela, porém uma grande maioria dos que habita a face da terra, mente e a mentira é a filha do diabo e quem mente é genro do diabo e herdeiro do inferno!!! .
Minha Estrela
AH se Num dia de Sol quando o meu rosto estivesse queimado com o calor, você aparecesse como uma sombra contida numa suave brisa mansa a me refrescar com carinho; Faria-me feliz.
AH se numa manhã de inverno quando a chuva caísse sobre minha cabeça resfriando minha solidão e turvando meu olhar fazendo meu dia nublado e angustiante, você aparecesse como um raio de Sol clareando minha mente e aquecendo o meu ser; Farias-me muito feliz.
AH se no meu momento de desespero e solidão, quando o mundo estivesse parecendo acabar, você aparecesse com esse seu sorriso bonito e contagiante para me fazer ver a realidade de vida de quem ama e é amado. Eu seria super feliz.
AH se quando eu me sentisse o mais ínfimo dos homens o mais desprezível dos seres; você aparecesse com uma palavra de carinho e de conforto que só você pode dar; Como eu seria imensamente feliz.
Eu seria grandioso e importante podendo contar com você porque assim, ao invés de quedas e humilhações, me tornaria grandioso e protegido pela mulher de minha vida.
AH se quando ao caminhar sozinho sem rumo e sem paz de repente vislumbrasse seu vulto na estrada; só, como eu e, carente de carinho; Como eu me orgulharia de poder ser seu herói e ter a chance de ser seu grande rei, seu fiel companheiro e caminharmos passo a passo, confidenciando minhas queixas e ouvindo suas frases bonitas e asadas.
AH se na noite escura quando o medo quisesse tomar conta de mim pelo tenebroso silêncio e solidão, você aparecesse como um raio de luz iluminando meus passos e me fazendo sentir seguro qual uma criança que caminha no colo de sua mãezinha querida. Então minha doce estrela, eu estaria realizando o grande sonho de minha vida, que é o de ser feliz, te amo. Você é muito, mais muito importante para mim e, por isso mesmo, eu te amo tanto.
No favo de mel dos teus lábios, saboriei o beijo ideal da rainha do meu coração, te quero, e como te quero!!!
DOCE SENTIMENTO
Doce sentimento é gostar de você.
Como é bem saber que mesmo passando os meses, ou até mesmo anos, sempre vou poder te ver mesmo que seja por alguns efêmeros momentos.
Doce é a sensação de te sentir perto de mim e poder respirar o mesmo ar que você. Sempre te encontro; Nas lembranças, ao ouvir tua voz, ao ouvir uma música, você é uma companhia tão meiga, tão rara, tão azada que se torna quase lendária. Por isso minha doçura, eu fico procurando mensagens belas, frases deslumbrantes e fabulosas para tentar te lembrar amada, porque não há tempo suficiente para ficarmos juntos e prodigalizarmos os nossos sentimentos sem restrição. Daí o porquê de ainda duvidar da reciprocidade de tão grande afeto. Você sabe como eu sei que o amor é lindo principalmente quando é correspondido e demonstra que o seu ser amado lhe deseja o melhor. Então você se sente seguro e protegido; Amado, lembrado e valorizado. Quando
Agente é amado se sente gente, tem motivação para caminhar e ver flores e vida em tudo e em todos e, a sua atenção, seus sonhos, sua maior ilusão é ver o ser amado. Mas você se pergunta: será que, meu amor é feliz comigo como eu sou com ele? Não tenha nem uma dúvida, pois quando se ama com afinidade se é feliz com alguém feliz. É até muito certo o provérbio que diz: se você quiser ser feliz com alguém desista deste alguém, pois só vale verdadeiramente se você quiser fazer este alguém feliz então você será feliz com a felicidade que está proporcionando a pessoa amada. Pensar assim é esta desprovido de egoísmo e tendo a recíproca este amor será imortalizável, inabalável, eterno. Sabe meu amor o que me fez escrever esta mensagem? Foi a grande saudade que estou sentindo nesta hora sinto a sua presença junto de mim e escuto sua voz sussurrando baixinho meu nome. Sinto-me amado, querido e valorizado a ponto de me tornar convencido de que tenho algum magnetismo capaz de chamar sua preciosa atenção e até de invadir tua alma. Sentindo-me assim fico muito feliz e digo conscientemente: sou feliz porque amo e sou amado e serei muito mais quando puder viver a seu lado.
Amo-te com muita saudade, vida minha!!!
MULHER
Deus criou o céu e a terra e viu que eram maravilhosos; fez as árvores, as aves. As árvores deram suas flores e seus frutos, as aves fizeram seus ninhos e procriaram e Deus viu que tudo isso era maravilhoso. Deus fez o mar, as ilhas, os oceanos; fez também os pequenos rios e os peixes; os animais aquáticos e, viu que isso era bom. Deus criou o sol, a lua, os planetas, os satélites e as “estrelas”. E Deus fez também o homem para povoar e dominar a terra e viu que era bom. Mas faltava alguma coisa que era essencial para a melhoria e a decoração do mundo e do homem, então Deus fez “você”. Aí então tudo teve mais beleza e mais cor. Você pôde se produzir e passou a superar a beleza das mais belas árvores e aves e, se tornou a mais bela flor, e, ainda, acima de tudo, você teve o poder de carrega consigo a magia da sedução, pelo olhar, pela voz, pelo falar e pela graciosidade de andar. Você é a rainha das estrelas, a rainha das criaturas e a rainha do lar. E ainda, rainha do coração do homem; você é invencível pela lágrima e um oceano de bondade e de bons sentimentos. Mulher, parabéns pelo seu existir e obrigado por me aceitar no seu caminho nem que seja como um companheiro e, sobretudo, por ser como um ser amado e querido por você.
Te amo em todos os sentidos, Mulher!!!
“TE AMO”.
NÓS
Nós fomos feitos um para o outro; Já no mais longínquo passado, Deus pensou em mim e, então resolveu fazer você para preencher meus momentos de solidão; para me ajudar nas minhas dificuldades, me aconselhar nos meus momentos de desespero e para colorir meus dias na terra.
Deus fez você para me entender quando eu estiver magoado e incompreendido, para me dar mais motivação no plano de ser feliz.
Deus pensou em você me fez para te admirar, te amar e dividir meus bons e maus momentos com você. Deus pensou em você meu amor, e me fez para te valorizar, te querer, te amparar te apoiar e colocar tudo que vier às minhas mãos, aos teus pés.
Deus pensou em nós dois e nos fez um para o outro, assim como o sol para o dia, e a lua para a noite, a luz para os olhos, o sorriso para a felicidade e o Céu para as criaturas que amam seu criador.
Assim como Deus nos fez,
Para um no outro pensar.
Então será nossa vez,
De crendo em Deus nos amar.
AO AMIGO ESPELHO
Meu querido amigo, aqui estou novamente, desta vez eu vim pedir, não uma resposta e sim desculpas. Eu sei que desde minhas primeiras penetrações pela vida, tudo que me mostraste de mim mesmo, era real... Lembro-me ainda quando eu era adolescente, cheio de vigor, de vaidade, de egoísmo e de orgulho. Tu sempre aumentavas em mim aquele orgulho naquela vitalidade. Quando eu estava diante de ti, sentia-me de fato mais feliz, mais forte e mais atraente... O tempo foi passando lentamente e eu nunca esquecia de ti. Aquele amigo de todas as horas. Um dia casei e comecei me preocupar com a esposa, os filhos e, meus inúmeros problemas e quase não te dava mais atenção. Então pouco a pouco fui te esquecendo até que nunca mais te procurei. Tu não me falavas de minha aparência, mas eu sentia-me como sempre, cheio de energia e por isso, convicto de que permanecia as mil maravilhas. Até que um dia, alguém fez um ligeiro comentário a meu respeito: “Como você está velho”!!! Aquelas palavras sobressaltaram-me; senti uma sensação estranha, uma melancolia, sei lá, um negocio ruim e diferente. Todavia, não lembrei que o tempo havia passado. Então te lembrei e fui novamente ao teu encontro com intuito de desmentir aquele insulto. E tu, por represália ao meu diuturno afastamento, jogaste no meu rosto uma amarga e triste verdade. Mas eu, mesmo assim não acreditei e fui procurar outro que não estivesse ressentido comigo, pois eu pensei que estivesses falhando devido a tua longa idade. Mas a verdade ainda foi mais lúcida e as palavras ainda mais nítidas ficaram em mim. E fui eu quem disse: - “Como estou velho”. Então me vieram pensamentos maus e idéias más. Mas, mais que estas idéias é um dia de vida a mais em nossa existência, e o herói é aquele que sabe se dar por vencido quando a situação é obrigatória. Então pensando assim. Voltei e vim te pedir perdão por ter duvidado de ti e te dizer que o erradofuii eu que não me apercebi da enfermidade de vida; Agora vejo as rugas que transformaram meu rosto, outrora tão macio e suave, agora completamente enrugado, meus lábios tão firmes, agora trêmulos, meus olhos ardentes, agora abatidos e cansados. Minha cabeça erguida e de cabeleira super abundante, hoje alva e calva e, carrega a mais perfeita desolação. Como estou diferente, meu Deus. Não pareço nada com aquele menino que na infância brincava com borboletas, com piões com flores e, que na adolescência brincava na escola, no campo; jogava futebol com minha turma ria e cantava; era realmente um menino travesso. Hoje aqueles amigos foram-se para sempre e de todos nós só restou eu como uma sombra sem ter se quer, a admiração dos meus netos, pois nos tempos atuais, as distrações levam-nos a esquecer dos pobres velhinhos sem graça alguma. Enquanto isso eu vou morrendo pouco a pouco. Estou aqui inconformado com a rudeza do tempo que a ninguém perdoa... E tu, meu querido e velho amigo espelho, continuas do mesmo jeito.
Como gostaria de poder voltar tudo novamente, ser criança e depois adolescente e nunca envelhecer, meu querido espelho, como tu, sempre jovem E cheio de vida definitivamente.
MAMÃE
Um dia você foi tão jovem, tão vaidosa e cheia de vida. A sua esperança era me ver crescer e me ver feliz. A minha felicidade, seria a sua felicidade, a minha alegria seria a sua alegria. O meu prazer também seria o seu.
Como você, jamais ninguém se preocupou comigo; só você chorava por mim e sentia a minha dor... Temos amigos, amigas, conhecidos e conhecidas que até dizem nos amar muito, porém, quando nos vêem na aflição, são poucos aqueles que ficam ao nosso lado, pelo menos suportando ouvir nossas queixas, mas você mãe, está sempre de prontidão nos ouvindo e nos apoiando com muito amor. Quando erramos, os amigo logo nos abandonam e só você sabe entender e perdoar, deixando - nos seguros.
Quando procuramos um ombro para chorar, só seu ombro é certo, é o nosso abrigo. Se estivermos numa pior, você esta sempre compartilhando conosco de nossas desventuras... Mamãe com é bom pronunciar esse nome, nos sentindo como uma frágil criancinha que no perigo em contra a proteção em sua doce heroína. Se tivermos tudo na vida, devemos a você, pois foi você que nos deu a vida... Quando estivemos sozinhos, foi você que veio como um anjo bom para nos proteger.
Agora que você esta velhinha e precisa de mim ao seu lado, nem sempre pode contar comigo, pois as preocupações da vida e a luta pela sobrevivência estão me afastando de você, mas saiba mãe que embora distante estarás sempre no meu coração onde quer que eu vá.
Te amo mamãe querida e te digo com consciência, que maior que seu amor, só o amor do criador. Neste dia e em todos os dias da vida, desejo tudo de bom, minha doce mãe querida.
O ABC DA MULHER
Amor, Ternura e bondade.
É tudo que a mulher tem
Tem amor sem falsidade
Mas sofre como ninguém
Quando ela se apaixona
Por alguém que lhe abandona
E lhe trata com desdém
Bonitas muito elegantes
São elas na maioria
Umas são muito constantes
De grande sabedoria
Mas ache ruim quem quiser
Se não houvesse mulher
Homem não tinha alegria
Coração contagiante
Beleza fenomenal
É um ser lindo e brilhante
Mas também um ser fatal
Com malícia de serpente
Sabe seduzir a gente
Você não é nada mal
Dengozinha e fascinante
Coroada de beleza
Sempre é um ser gigante
Dona de imensa grandeza
Pois a mulher é ainda
A obra mais pura e linda
Do jardim da natureza
Encantadora e esperta
Deixa o homem deslumbrado
Às vezes quando é incerta
Deixa-o até encantado
E quando a saudade aperta
Fica esse pobre pateta
A sofrer apaixonado
Feiticeira e envolvente
Sabe mesmo dominar
Não existe homem valente
Pra ela não amansar
Até do super machão
Ela doma o coração
Faz ele se apaixonar
Gentil sutil e suave
Como a brisa da manhã
Seu sorriso é delicado
Seu beijo é como a maçã
E por isso que lhe digo
Além de ser seu amigo
Também sou seu maior fã.
Hoje posso lhe falar
Do meu puro sentimento
Só a Deus posso adorar
Na terra e no firmamento
Mas na terra amo a mulher
Com um carinho de fé
Guardo-a no meu pensamento
Ingratidão, inocência?
Ninguém consegue explicar
Mesmo em sã consciência
Chegamos a variar
Falo forte e boto fé
Que o ser chamado mulher
Foi feito pra homem amar.
Já sei que ninguém consegue
Ser feliz se não tiver
Uma mulher que se entregue
E faça o que bem quiser
Dando-lhe fogo e calor
Pra mim o maior amor
É o amor de mulher
Lábios de mel voz de anjo
Carinho compensador
Aqui na terra esse arcanjo
Nos faz relembrar a flor
Todo homem ama e quer
Pois o amor de mulher
É lindo, profundo amor.
Meu raciocínio não mente
Isso eu bem posso provar
só o amor de Deus clemente
Ninguém pode superar
Porém já não me engano
Que do amor do ser humano
A mulher pode arrasar.
Não existe criaturas
Mais completas mais formosas.
Se não jovens ou maduras
Sabem ser bem carinhosas
Quando são cheias de amor
Parecem buquês de flor
Um ramalhete de rosas
Orgulhosa, irreverentes
Pura e terna sedução
Mexe com a nossa mente
E com nosso coração
Às vezes tão submissas
E às vezes tão omissas
Que nos deixam em aflição
Perante elas me curvo
E gosto de admirá-las
Mesmo com os olhos turvos
Nunca consigo ofuscá-las
A mulher é tentação
Também doce sedução
E eu vivo para amá-las
Quentes, frias não importam.
Importante é serem pura
A solidão fica morta
Ante essas criaturas
São elas musas divinas
De maneiras muito finas
qual uns anjo de candura
Rainha viva do lar
Fonte de vitalidade
Companheiras no amor
Com ternura e sem maldade
Amenizando o perigo
Toda mulher traz consigo
Um pouco de santidade
Santuário da paixão
Oferenda do amor
Dádiva do coração
Carisma de forte ardor
Como um dogma de fé
Tudo Deus deu a mulher
Quando no mundo a deixou
.
Tentadora e sedutora
Capaz de hipnotizar
Deixar o homem em perigo
Quando o quer dominar
E também em artimanha
A mulher de todos ganha
Quando resolve enganar
Unicamente uma coisa
Eu pretendia fazer
Era falar da mulher
Para mostrar a você
A maneira que ela é
Quem não gosta de mulher
Não presta nem pra viver
Vou aqui finalizando
O abc feminino
Falei muito da mulher
Esse ser lindo e divino
E escrevi consciente
Porque gostar dessa gente
Sempre foi o meu destino
Xereta mas desculpável
Não deixa nada quieto
Porém o seu coração
É muito humano e correto
No seu trato com sofridos
Seus atos são sempre tidos
Como os atos mais concretos
Zum, zum, zum não interessa.
Cada um pensa o que quer
Um demora outro tem pressa
Para entender seu mister
Terminei o que eu queria
Escrevi em poesia
O abc da mulher.
Matemática do Bem
1- Somei meus sentimentos
2- Diminui meu rancor
3- Dividi meu coração-
4-Multipliquei meu amor.
Parei um pouco e pensei
No que havia praticado
Vi como é bom ser honrado
E do mal me separei
Que fiz bem isto já sei
Deixei de ser avarento
Esse foi meu pensamento
O mal não serve a ninguém
Juntei o que fiz bem
Somei meus bons sentimentos
os quem tinha me ofendido,
Logo a todos perdoei
Graças a Deus encontrei
Meu coração decidido
O ódio não tem sentido
Importante é o amor.
Sentimento que dar cor
E faz feliz a vivência
Atendendo a consciência
Diminui meu rancor.
É muito bom dar um pouco
Do que agente tem no peito
Pois um coração perfeito
Muita gente diz que é louco
Porém coloca em sufoco
A vós da própria razão
Esses nunca dão a mão
Para afastar o perigo
E pensando isso comigo
Divide meu coração.
Quem parte o que tem recebe
Assim fala o Rei Jesus
Ele morreu numa cruz
E quase ninguém percebe
Muita gente come, bebe.
Porém não sabe o valor
Que tem o nosso Senhor
O Cordeiro Jesus Cristo.
Depois que descobri isto,
Multipliquei meu amor.
DESILUSÃO
1 – Sofri tanto por alguém
2 – Que quase perdi os planos
3 – Não vou amar mais ninguém
4 – Pra não sofrer desenganos
.
Há tristeza em meu olhar
Das desilusões sentidas
Pois quase perdi a vida
Só em ver você chegar
E bem perto de mim sentar
Tendo a seu lado outro alguém.
E eu vi você meu bem
Com esse outro vibrando.
E eu sofrendo e penando
Sofri tanto por alguém
Quando eu tinha seu amor
Vivia alucinado
Sem ter você do meu lado
Sentia uma grande dor
Porém você me deixou
Nos mais cruéis desenganos
Para mim foram cem anos
Que fique sem seu calor
Foi tão grande a minha dor
Que quase perdi os planos.
De amor e sofrimento
Assim se faz minha vida
Porque a mulher querida
Deixou-me nesse tormento
Ela era meu alento
Meu grande e eterno bem
Outras moças pra mim vêm
Mas não vou elas querer
Não sendo mesmo você
Não vou amar mais ninguém.
Minha história é contada
Por mim e por mais ninguém
A moça a quem quero bem
De um outro é namorada.
Breve estará casada
Não passarão muitos anos
Eu sei que já fez os planos
Para viver em seu lar
Nunca mais vou namorar
Pra não sofrer desenganos.
AMOR A PRIMEIRA VISTA
1 – Menina assim que a vi
2 – Fiquei louco de paixão
3 – E logo compreendi
4 – Que é só seu meu coração
Meu coração bateu forte
Não sei que aconteceu
Fitei meu olhar no seu
Observei o seu porte
Não se foi minha sorte
Ter visto você ali
Então pensei que morri
E um anjo estava vendo
Isso foi acontecendo
Menina assim que a vi.
Olhei com simplicidade
Pra você amor querido
E vi que havia nascido
Um grande amor de verdade
Com tão grande intensidade
Que apressou meu coração
Apertei em sua mão
E olhei bem pra você
Mas só fiz isto porque
Fiquei louco de paixão.
Você me olhou e sorriu
Pra você sorri também
Eu lhe disse assim: Meu bem
O meu coração sentiu
Que você me confundiu
Com alguém que nunca vi
Mas eu por você senti
O amor maior do mundo,
Senti dentro de um segundo
E logo compreendi.
Muito emocionado
Falei-lhe logo em seguida:
Daria até minha vida
Para ser seu namorado.
Ou consigo estar casado
Vibrando de emoção
Mas domei minha paixão
Só em olhar pra você
Não consigui nem dizer
Que é só seu meu coração.
AMOR ETERNO
Queria que o tempo voltasse
Há seis mil anos atrás
E que eu e você fôssemos
Os nossos primeiros pais
E então obedientes,
Fiéis puros e prudentes
Fôssemos juntos viver
No doce jardim do Éden
Onde existisse só eu e você.
Um jardim de amores
Coberto de flores e de perfeição
Onde a vida eleva
Você sendo Eva e eu seu Adão.
Os nossos desejos Abraços e beijos
Sendo abençoados Por Deus criador
O senhor do amor e por Ele amados
Sentindo a bondade da eternidade
Que ao amor convém
E assim viver só eu você
Deus e mais ninguém.
“VAIS”
Para longe minha amada
Minha alma sofre calada
Por não te ter junto a mim
Sofro como se uma espada
Neste meu peito encravada
Fosse apressando o meu fim
“” Vem “”
Traz pra mim o teu carinho
Pois não viverei sozinho
Sem ti não posso viver
Deste amor nunca me esqueço
De te amar sei o preço
É sofrer até morrer.
““ Fica “”
Junto de mim minha vida
Só tu és minha querida
Quero pra mim teu amor
Chorando meu bem sem ter consolo
Sei que fui um grande tolo
De ti guardando rancor.
“VAI”
Se a gente manda ir embora
A pessoa a que adora
Logo depois que ela sai
Ficando só e sofrendo
Se vai logo arrependendo
De ter dito aquele “vai”
“Adeus”
Adeus são cinco letrinhas
Enfeitadas são lindinhas
Fica um nome bem bonito
Se essa palavra for dada
Por uma pessoa amada
Fica um nomão esquisito.
“Amor”
É palavra pequenina
Que a muitos alucina.
Quando é forte e profundo,
Torna-se muito estimado
Amor sendo analisado
É o nome maior do mundo.
RECORDAÇÃO
Cada lembrança de você me deixa assim
Dia e noite a recordar
Só que a todo momento parece
Que dentro de mim você sempre está.
E a cada amanhecer
Fico olhando para o horizonte
Com uma imensa vontade de chorar
Onde andará você amor de minha vida?
Essa distância parece querer me matar.
Mas como o nosso amor é tão forte,
Por ele sobreviverei.
Pode meu amor acreditar.
Porque um amor como esse nosso
Eternamente te amo.
Meu doce amor.
INESQUECIVEL AMOR
Nem passado nem distância
Nem sofrimento nem dor
Nem inveja nem ciúme
Nem frieza nem calor
Nem fuxico, nem mentira.
Faz-me a esquecer amor.
Um coração sem amor
É como flor sem perfume
Como fruta sem sabor
Como o amor sem ciúme
Como fogo sem calor
Como pranto sem queixume
No jardim da natureza
As flores podem crescer
A sucena e a bonina
O cravo e o muçambê
Mas em minha opinião
No jardim do coração
A flor mais linda é você
Da sua boca eu desejo
Saborear este beijo
Que me faz tão sonhador
Quero beijar sua boca
Deixar você quase louca
Com a força do meu amor.
CUIDADO COM AS MÁS LÍNGUAS
Quem tem amor escondido
Nem mesmo pode ostentar
Se você está pensando
Que pode ao mundo enganar
Mas os gestos e olhares
A procura nos lugares
Todo mundo vai notar
Neste mundo em que vivemos
O povo tem vocação
Ver a vida de alguém
Observar coração
Quando não fala a verdade
Inventa uma falsidade
Destrói-lhe sem compaixão
Na língua de muita gente
Quase ninguém presta mais
Bota fama em mocinha
Em menina e em rapaz
Em homem em mulher casada
Tem gente meu camarada
Com parte no satanás.
AS VOGAIS DE UM SONHO
A lembrança de um sonho
Está no meu pensamento
Porque eu sonhei contigo
Pronta para o casamento.
Tu casavas comigo.
E do teu pai meu amigo
Eu tinha consentimento.
Eu estava tão contente.
Que nem cabia em mim.
E tu minha minha doce amada
Também não achavas ruim
Mas quando acordei meu bem.
Estava só sem ninguém
Então vi que era o fim
Intimamente eu pensei
Que seria bem melhor
Eu procurar-te e dizer.
O meu sonho a ti só
Talvez depois de saber
Tu fosses me entender
E de mim tivesses dó.
Onde te encontrarei
Para ver a decisão.
O que tu irás dizer
A bem do meu coração.
Neste pensamento agora
Quem me dirá nessa hora.
Se tu me tendes paixão
Ultrapassado de dor
Pensei que fosse um castigo.
Pois viver sem teu amor
Meu bem eu não mais consigo
Quando no sonho eu mandar
Então meu bem tu hás
De sonhar também. Comigo.
CASAMENTO FRACASSADO
Vejo você tão distante
Nem parece o ser amante
Com quem dormia e sonhava
Lembrança não satisfaz
Sei que não me ama mais
Se é que um dia me amava.
Antes eu até pensava
Que você também me amava
Mas vejo que me enganei
Porque você meu amor
Todo tempo me enganou
Foi somente eu que a amei.
Quando éramos solteiros
Éramos bons companheiros
Casados tudo mudou
Você nem parece mais
Aquele anjo de paz
E nem sei mais quem eu sou.
TEU PRIMEIRO BEIJO
Não queria que ninguém
Beijasse esses lábios seus
Quero seus beijos querida
Para serem todos meus
Florzinha linda eu queria
Que perto de mim ficasse
Só assim te beijaria
Logo que desabrochasse.
Teus lábios sendo veneno
Mesmo assim os beijaria
Por teu amor me condeno
Só tu és minha alegria
Te beijaria querida
Nem que me contaminasse
Não importaria a vida
Se o teu beijo matasse
Vivo triste nesta vida
Todo cheio de desejo
Preocupado querida
Com o teu primeiro beijo
Assim como eu meu bem
Fui o primeiro a te amar
Quero querida também
Ser primeiro a te beijar.
PARA O DIA DOS PAIS
Gosto muito do papai
Por ser muito bem comigo
Quando eu era bebezinho
Ele me deu seu abrigo
Tudo que ele faz é
Pra me livrar do perigo
Estou muito satisfeito
Porque seu dia chegou
Nesta data de agosto
O papai feliz ficou
Eu fiz versinhos pra ele
E ele fez pra vovô
Papai receba de mim
Os sinceros parabéns
Garanto que neste mundo
Igual a você não tem
Nem mesmo para imitá-lo
Jamais haverá alguém.
Cada qual goste do pai
De todo seu coração
E se existir alguém
Que não tenha educação
Para responder ao pai
Não topa comigo não.
Poesias de quem
amou e foi desiludido
Quanto amor eu lhe dedico
Mas de inveja e fuxico
Meu amor eu tenho medo.
Por isso minha querida
Guardarei por toda vida
O nosso lindo segredo.
Temos que viver negando
Que estamos nos amando
Como dois entes fingidos
Não podemos declarar
Que vivemos a nos amar
Pois somos comprometidos.
Como eu gosto de você
Se ninguém pode saber
Isto não é culpa minha
A culpa foi do destino
Que me tornou peregrino
Quando nas mãos tudo eu tinha
Nosso amor é infinito
Tão sincero e tão bonito.
Porém não é tão perfeito.
Pois sofro querida quando
Vejo que estou roubando
Ao que já tive direito.
As vezes eu penso e vejo
Tudo num simples lampejo
Para nós se dicipou
Parece meu doce bem
Que você ama outro alguém
Ou então nunca me amou.
B.E.R.E.N.I.C.E.
Bonita és tu criatura
Mas deixastes à tortura
Saudade e aflição
Eu acho que te amei
Pois logo que te avistei
Ficaste em meu coração.
Estrela mimosa estrela
Se fosse possível vê-la
Toda hora junto a mim
Garanto que esta dor
Aumentaria este amor
Que nunca teria fim.
Rainha, linda rainha
Perfeição da vida minha
Anjo lindo sonho em flor
Paixão meu sonho dourado
Seu nome será amado
Por mim onde quer que eu vá.
Estes versos com teu nome
A minha mágoa consome
Como uma suave Brisa
Tu és linda e tens nobreza
Quando eu estou na tristeza
Teu nome me tranqüiliza
Nem meu amor que eu chore
Que eu clame que implore
Você não pode ser minha
Será que eu estou louco
Ou seu amor é tão pouco
Minha querida rainha?
Ingrata se tu soubeste
Quanto foi ruim este teste
Do amor que só eu dei
Só fiz amar e sofrer
Mas como eu amei você
Nunca mais eu amarei
Com a dor no coração
Dominado de paixão
Eu vi o dia chegar
Em que você minha amada
Minha linda flor mimada
De mim longe ia ficar.
Ente lindo, meu futuro.
Querida meu bem eu juro
Que suspirei ao te ver
E você minha paixão
Fica no meu coração
Sempre enquanto eu viver.
MANOELA
Dedico-me a escrever
Uns versinhos pra você
Meu querido e grande amor
Consigo sonho acordado
Porque sou apaixonado
Por você meu sonho em flor
Às vezes chego a pensar
Que se alguém nos separar
Não conseguirei viver
De amor estou vencido
Por você amor querido
Anjo lindo eu vou morrer.
Nada que eu passe no mundo
Nem mesmo por um segundo
Tira-lhe de minha mente
Se até hoje a amei
Para sempre a amarei
Sempre, sempre eternamente.
Olha se você soubesse
Quando o meu peito padece
Quando está longe de mim
Correndo pra mim viria
E nunca colocaria
Em nosso romance um fim.
Evitarei lhe perder
Para não lhe aborrecer
Darei meu amor sincero
E amor mais belo e puro
Do que esse seu eu juro
Que neste mundo não quero.
Lembre de mim meu bem
Não pense em mais ninguém
Meus pensamentos são seus
Aqui vou me despedindo
Deixando o pranto caindo
Meu querido amor. “Adeus”
Aqui sempre esperarei
Sincero sempre serei
Pra nós a paz será bela
Desculpe tanta paixão
Deste pobre coração
Que a ama Manoela.
MARIA
Minha querida e amada
Tu és a minha paixão
Te amo tanto meu bem
De todo o meu coração
Se meu amor te faz mal
Peço por Deus teu perdão
Amada o meu coração
Por ti bate noite e dia
No dia que não te vejo
Não posso ter alegria
E fico sempre sonhando
Com a tua simpatia
Rosa santa e perfumada
Razão da minha alegria
O nome mais santo e puro
Tu recebestes na pia
Sinto orgulho em dizer
Que eu te amo Maria
Imprimindo estes versinhos
Posso dizer meu amor
O quanto a quero meu bem
Quero sentir teu calor
Quero cair nos teus braços
Como o sereno na flor.
Ansioso eu te espero
Maria meu bem querer
Passo as noites sem dormir
É triste o meu padecer
Querida peço por Deus
Não me mates de sofrer.
LUISA
Lindo foi aquele dia
Que diante do altar
Unimo-nos para sempre
Pra o nosso amor desfrutar.
Sentindo tanta alegria,
Meu coração neste dia
Palpitava sem parar.
Unidos pelo amor
Pela lei de Deus também.
Vivemos muito felizes
Eu, você e mais ninguém
Só agora estou sofrendo
E sozinho padecendo
Você foi pra muito além
Intimidade eu não quero.
Com o povo do lugar
Quem tiver sexo oposto
Conversa nem vou puxar
Lembra-la-ei todo dia
E só terei alegria
Quando meu amor voltar.
Sinceramente eu a amo
É o que meu coração diz
E vivendo sem você
Não poderei ser feliz
Se está longe de mim
O destino quis assim.
Mas assim não sou feliz.
Olha meu querido amor
Não demore a voltar
Porque chorando eu estou.
Por tanto, tanto te amar.
Eu peçostua presença.
Porque essa sua ausência
Está me querendo matar.
MASI
Momentos inesquecíveis
Nós vivemos, meu amor.
Paixões carinhos amores
Sonho arrebatador
Coisas lindas do passado
Revivemos lado a lado
Num jardim lindo de flor
A cada hora aumentava
O nosso amor infinito
Nossos lábios se encontravam
Num sonho super bonito
Você e eu nos amamos
E para sempre ficamos
Vivendo este amor bendito
Sinceramente o amor
É a razão evidente
De viver lhe procurando
Assim tão profundamente
Se não fosse essa paixão
Eu domava o coração
E vivia indiferente
Inutilmente tentei
Odiar ou lhe esquecer
Porém seu amor em mim
Nunca parou de crescer
E esse amor sem limite
Vive a me fazer convite
Para com você.
S.E.L.I.N.A
Se eu nascesse outra vez
Então iria esperar
Para ver você nascer
Crescer e linda ficar
A conquistar com carinho
Depois então meu benzinho
Consigo poder casar
Esse sonho tão bonito
Deixaria-me contente
Com você sempre a meu lado
É lógico e evidente
Que eu seria feliz
Tendo quem eu sempre quis
Esta estrela incandescente
Lindo sorriso de rosas
Voz suave como o canto
Lábios doces como mel
Corpo de suave encanto
Você é pura beleza
Seu porte é de princesa
Seu nome pra mim é santo.
Inesquecível marcante
Sedutora, desejável
Educada, atraente
Mulher linda admirável
Quem não a souber amar
Com justa razão será
Desprezível imperdoável
Nesta vida tudo é lindo
Pois são feitos por meu Deus
As flores a natureza
O brilho dos olhos seus
Acho que nesta nação
Amam-na de coração
Os crentes e os ateus
Assim a vejo Selina
Mulher linda e atraente
Sua índole cristalina
Mostra-a de corpo e mente
Vejo como é divina
Chamatória e feminina
Charmosa e inteligente.
ENGANO
Eu era seu namorado
Vivia apaixonado
Por você anjo querido
Pensei ser correspondido
Mas foi somente um engano
Passei uns dias sem plano
Por não ter mais a você
Pensei que fosse morrer
Depois que tudo acabou
Pensando no seu amor
Quase morro de sofrer.
Depois da sua partida
O meu consolo é chorar
Esta saudade de sua
Meu bem não vou suportar
Volta pra mim queridinha
Pra minha dor amenizar
É bom ter sempre um amor
Considerar uma flor
A pessoa que se ama
O coração só reclama
Quando é desiludido
Mesmo de peito ferido
Vem saudade do passado
Sem um amor a meu lado
A vida não tem sentido.
SOLUÇÕES COMPANHERISMO.
Se buscamos soluções
Andando sempre sozinhos
Se não temos adesões
De amigos e vizinhos
Vemos nossas decisões
Se perderem no caminho
Mas se vamos de mãos dadas
Passo a passo acompanhados
Com amigos e idéias
Com empenhos indomados
Com muita perseverança
Vemos tudo transformado
Nossos grandes ideais
São coisas pra se pensar
Nunca olhar pra rivais
Que possam nos abalar
Porque uma decisão
Vem da mente ao coração
E ninguém pode acabar
Pode-se matar um homem
De idéia salutar
Que tenha bela maneira
De viver e de pensar
Porém a vida é sensata
Porque gente até se mata
Quem mate idéias não há.
Você se comprometeu
Então por que ser omisso?
Pois ninguém é obrigado
A prestar qualquer serviço
E você há de convir
Quando alguém não quer cumprir
Não assume compromisso.
FANTASIAS, POR QUÊ?
Porque me ajudam a viver
Me ajudam a vencer
Me ajudam a sorrir
Também sentir
Me levam a gostar
E me fazem suportar
Até mesmo a perdoar.
A fantasia até me traz alegria
Às vezes eu fico, poderoso e rico,
Às vezes sou réu,
Também subo ao céu
Viajo no espaço
Não sinto cansaço
Tenho paz interna
Vivo a vida eterna
Sou raio de luz
Falo com JESUS
Pelo bem que fiz, sou forte e feliz!!!
REALIDADE
Vejo meus problemas
Dos irmãos dilemas
Amigos malditos, amigos bem ditos.
Vejo falsidades
Montes de maldades
Línguas de dragão
Com faros de cão
Na difamação que mata, destrói.
Pessoas que usam
E de você abusam como urubus
Que de mentes loucas
Tiram nossas roupas
Deixando-nos nus
Quem não ama a paz
É muito sagaz, vive a condenar.
Destruindo os seres,
Os seus afazeres
Mudam de lugar
se fazes mil bens
Valores não tens
Para o ser mesquinho
Mas se te condenam
Ninguém sente pena
Ficarás sozinho
VIDA DE VEREADOR
Ser um cidadão do povo
Trabalhando com ardor
Lutando junto do pobre
Aquele mais sofredor
Nos eleva o coração
E nos dar satisfação
Quando plantamos amor...
Quando se trabalha assim
Sem ter remuneração
Se recebe parabéns
De todo bom cidadão
Mesmo assim ainda tem
Pessoas que vão além
E pagam com ingratidão
Mas se alguém trabalha muito
Com carinho e com amor
Chegando até a fazer
Coisas de grande valor
Porém se tem um mandato
Quase ninguém lhe é grato
Se ele for vereador.
Se o vereador ta duro
Ninguém vai acreditar
Se ele está em apuros
Quase ninguém vai notar
Sofre mulher, filho e filha.
Pai, mãe e toda família
E quem lhe quer ajudar
É muito triste saber
Que quem mais se ajudou
È quem mais nos deixa fora
Não nos sabe dar valor
Vem sempre nos censurar
Mesmo sem agente errar
Muitos falam que errou
Se o executivo erra
Ou se omite meu irmão
Logo muita gente berra
Mas não dar muita atenção
Mas por ter menos valor
Se culpa o vereador
De qualquer aberração
O povão não tem acesso
A prefeito, a senador
A deputado Pior
Presidente, não senhor
Com os olhos rasos d’água
Desabafa sua mágoa
Sempre no vereador.
RESPONSABILIDADE
Você se comprometeu
Então por que ser omisso
Pois ninguém é obrigado
A prestar qualquer serviço
Você tem que admitir
Se alguém não quer cumprir
Não assuma compromisso.
Senadores, deputados
Governadores, prefeitos
Todos conversam comigo
Sem demonstrar preconceitos
Porém gente muito ruim
Com riqueza igual a mim
Já me olha com trejeito.
MINHA PARTIDA
O sol ia se escondendo
E eu sentia entristecendo
No meu peito o coração
Meu pai me olhava saudoso
E eu pedia choroso
Dos velhinhos a bênção
Amanhã muito cedinho
Seguirei outro caminho
Pensava eu nesta hora.
Minha mãe sempre me olhando
Pedia pra mim chorando:
Meu filho não vá embora
Minha mãezinha querida
Sei que na minha partida
A Senhora vai sofrer
Lhe digo com devoção
Onde eu for meu coração
Nunca irá lhe esquecer.
Olhe mamãe tenho fé
Em Jesus de Nazaré
Que nunca será em vão
Me abençôe mãe agora
Pois está chegando a hora
Da triste separação
Mamãe vou lhe confessar
Porque eu vou me mudar
Desta terra nesta hora
É que alguém que eu amava
Para mim nunca ligava
E daqui já foi embora
minha mãe disse meu filho
Por quê seguir outro idílio
Por causa de um alguém
Fique aqui ó criatura
Que a alma de mãe é pura
E ama como ninguém
Vendo minha mãe chorando
Suas lágrimas rolando
O meu jeito foi dizer:
Minha mãe eu vou lhe ouvir
E para longe daqui
Só irei quando morrer.
Minha mãe de tão contente
Ficou rindo alegremente
e muito me agradeceu
didendo eu nunca pensava
que você me escutava
obrigado filho meu
Mamãe não posso dizer
o quanto eu a quero bem
no mundo não há ninguém
mais amável que você
não posso vê-la sofrer
porque á fico sem jeito
mamãe com todo respeito
lhe digo cheia de fé
que pra mim não há mulher
que me cause este conceito
ORAÇÃO DE AMOR
Se não fosse um pecado
Eu teria um arem
Louras, pretas e morenas.
A todas queria bem
Porém pra nunca esquecer
Escolheria você.
E pra sempre ia lhe ter
Meu eterno amor amém.
Carente como eu estou
Distante seu nome eu chamo
Desejo-a meu amor
A sua ausência reclamo
Peço-lhe mais um favor
Traga pra mim seu calor
Lembre de mim minha flor
Acredite que eu a amo.
Agora quero dizer
Meu amor o quanto a quero
Sou um pobre sofredor
Porém sou muito sincero
Lhe amo minha querida
Você é minha guarida
Grande amor da minha vida
Até seu nome venero.
CONSELHO
Jovem pobre média ou rica
Não ligue para baixeza
Porque o que tens de belo
É sinceridade e pureza.
Não penses que é beleza
Ou riqueza o que presta
Pois para seres perfeita
Basta que sejas honesta.
DESABAFO 1
Toda vez que eu lhe vejo
Começo logo a sofrer
Assim será bem melhor
Evitar sempre lhe ver.
Jamais irei esquecer
Do que você fez amor
Te falei em casamento
E você não aceitou
Meu bem eu a quero tanto
Do fundo do coração
Mas você só me despreza
Que cruel ingratidão.
Eu vivia adormecido
Não conhecia o amor
Mas no dia que lhe vi
Meu coração despertou.
Garota fique sabendo
Que quem tem um bem querer
Quanto mais amor dedica
Mais aumenta seu sofrer.
DESABAFO 2
Sete minutos sem ti
Representa uma semana
Eu queria ver-te hoje
Ó minha querida Ana.
Amor, paixão e saudade
Me trazem tanta agonia
É grande a minha amizade
Só por ti minha Maria.
Tudo nasce da paixão
Dar tristeza e alegria
Apertando o coração
Dia e noite, noite e dia.
Menina tão linda assim
Não pode pisar no chão
Por isso quer onde vá
Te levo no coração.
Quem já chorou por amor
Venha viver junto a mim
Pois eu também já chorei
Um amor que teve fim.
Contemplei tua beleza
Fiquei logo apaixonado
Se eu tivesse riqueza
Ia ser teu namorado.
Não te julgues por ser rica
Não queira em ninguém mandar
Pois tudo o que Deus te deu
Um dia Ele vai tirar.
FASCINADO POR VOCÊ
Entre nossas bocas tem
Uma muralha de flor
Só quem pode derrubá-la
É um beijo de amor
Eu nasci pra te amar
E te dar meu coração
Tu nascestes para mim
Com tua linda feição.
Feliz quem vive te amando
E tem amor como eu
Quem morrer te acarinhando
Nada da vida perdeu.
Anjo lindo sonho vivo
Esperança de amor
Meu desejo é morrer
Neste teu jardim de flor
Se eu fosse um beija-flor
Nada para mim faltava
Pois te perseguia amor
Toda hora te beijava.
A noite eu sonho dormindo
De dia eu sonho acordado
Te vendo acordo sorrindo
Não vendo acordo magoado
Os teus olhos lindos meigos
Os teus dentes de marfim
Teus cabelos grandes belos
Quero tudo para mim.
A vida é como uma rosa
Todos querem desfrutá-la
Mas o tempo vem severo
Transforma essa rosa em palha.
LOUCURAS DE AMOR
De tanto te amar querida
Meu pensamento está pouco
Todos mexem em minha vida
Dizendo que estou louco.
Teus olhos são duas estrelas
Teu corpo parece à lua
Teu rosto parece à flor
Que linda boca essa tua.
Como é belo teu carinho
Como eu quero teu amor
Não posso viver sozinho
Sem ti morro de dor
O gavião só suspira
Pra ganhar a andorinha
O meu coração padece
Só por ti amada minha
Te julgas meu grande amor
Já que tens tanta beleza
És mais bela que a flor
No jardim da natureza.
É melhor viver sozinho
Do que viver com ciúme
Com todas do meu caminho
Eu tenho esse mau costume.
Pra mim será bem melhor
Lutar contra o coração
Para não viver assim
Dominado de paixão.
SOFREDOR POR AMOR
Toda vez que eu amo eu sofro
Mas já sei o que fazer
Nunca mais eu vou amar
Para nunca mais sofrer.
Já sei o que é sofrer
Sou bem experimentado
Pois já amei pra valer
Porém nunca fui amado.
Será bem melhor pra mim
Lutar contra o coração
Para não viver assim
Dominado de paixão
Nunca o homem ciumento
É feliz completamente
Mesmo tendo mulher pura
Nele mora uma serpente
Inventa na sua mente
Coisas sem comparação
Seu corpo é todo doente
Parece coisa do cão.
GALANTEIO
Você é um anjo bom
Que guarda essa minha vida
Sua simpatia é dom
O seu amor é guarida.
Você é a maravilha
Que tem toda flor formosa
Seu perfume é comparado
Com o da mais bela rosa
Você é como a sucena
Que perfuma meu caminho
Devida a tanta meiguice
É uma flor sem espinho.
Você é igual à musa
Que incentiva o amor
Que faz mais sublime a brisa
E que ameniza a dor
Seus olhos são de amante
Seu coração de amor
Nosso sonho é triunfante
Nosso tempo não passou.
MINHAS RECORDAÇÕES
A nossa separação
Muita coisa me ensinou
Até que um coração
Só pode ter um amor
Se por acaso houver dois
Não são todos verdadeiros
O verdadeiro amor é
O segundo ou o primeiro.
Quem amou como eu amei
Só pode mesmo contar
O seu problema por verso
Porque não pode falar.
Se for falar e o povo
Começar me censurando
Então agente termina
Muito nervoso e chorando
Enquanto eu viver no mundo
Não vou amar mais ninguém
Sofri tanto por amor
Que deixei de querer bem.
Pois amei uma menina
Tão lindo como a bonina
Porém já perdi a fé
O nome de quem amei
Nunca mais esquecerei
É só Maria José.
Aqui dentro deste verso
Meu coração vai também
Espero que ao respostar
Não digas que ama alguém.
Já lhe entreguei alma e vida
Mas você não aceitou
Me diga o que você quer
Pra provar o meu amor.
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho de poesias e poemas a minha família querida: Minha esposa Dejanira, meus filhos; Maria Cristina, com meu netinho Flavinho de oito aninhos, a Jane Cleide com minha netinha Anna Jhiulia de dois aninhos a quem amo de coração, a minhas filhas que moram comigo, Lucineide e Juliane e a meus dois filhos José Adilson e Antônio Sérgio que também moram comigo. São essas criaturas que me dão forças e motivo para continuar vivendo e vencendo as tribulações por que passo na vida. Ofereço também ao meu querido pai de oitenta e nove anos Sr. Manoel que é um lindo tesouro que Deus me deu. Ofereço também aos meus queridos irmãos e genros que são suporte, pois me ajudam a sentir rodeado de bons companheiros. Amo a todos como também tenho meus inumeráveis amigos são eles que me fazem viver intensamente a felicidade de ser gente.
Neste trabalho falo de minha mãezinha querida que foi o motivo de minha permanência nesta terra até hoje e que já está com Deus. Minha querida Antônia Maria de Jesus.
João Martins Nunes de Oliveira.