CONFIDÊNCIAS ... BIOGRÁFICAS? (31): Ciúme

Fátima Peixoto (RdL, 11/01/2009.- T1379186) publica o poema «Ciúme»:

Lágrimas rolam pelo rosto,

Ciúme aperta o peito,

Por que gosto de você,

Mas você é de todos,

Seu carisma, sua sabedoria.

Sai conquistando...

Quem cruza seu caminho.

...........................................................................................................

O poema convida-me a refletir sobre o que seja o ciúme ou, em plural, os ciúmes: Excesso de amor à pessoa amada? Amor próprio desnorteado? Nem amor sequer?

Amor sem dúvida é; amostra de amor ... excessiva. Mas também acarreta amor excessivo?

Não sei. E desculpe-se-me que me confesse ignorante e até "nêscio", mas é certo.

Contudo, sim me parece que o/s ciúme/s não evidencia/m amor de todo reto. Vou dizer uma grande inconveniência que, aliás, já a tenho escrito, acho que neste Recanto e nesta série (não lembro): Mesmo que o amado ou a amada achassem a amada ou o amado em braços de terceira pessoa o amor que se têm deve impedir que pensem demais ou que se lancem pelo precipício dos zelos.

Contudo, que pessoa humana (e não divina) será capaz de tanto amor generoso?

Portanto, poetas, continuemos a ser prudentemente ciumentos sem sofrimentos desnecessários para nenhum/a da/os amadora/es.

(Fujo nesta confidência de confidenciar-me... Portanto, ninguém pense que disse o que disse por me achar alguma vez envolvido nos entrelaços dos ciúmes...)