CONFIDÊNCIAS ... BIOGRÁFICAS? (16): O Atavismo mais crasso: a Guerra...
Diz Daumon (RdL, 06/01/2009.- T1369959) e diz bem:
O Atavismo mais crasso: a Guerra...
A guerra não faz o mundo progredir.Abala-o apenas e momentaneamente imprime às paixões novos rumos para, depois, cedo ou tarde, fazer avultar de novo a miséria social, imensa e terrível como dantes. O medo nunca foi instrumento pedagógico.Infelizmente até hoje, ironicamente - no berço das três grandes religiões - mesmo com as citações bíblicas e do alcorão dos homens públicos, jamais conseguiu ensinamento algum...
...........................................................................................................
É o que mais me abala e irrita, que a maioria das guerras levadas adiante no que chamamos Ocidente (agora já todo o planeta) se fizessem em nome de Deus: de Iavé, de Alah, do Deus cristão...
Não dizem os livros sagrados, no que têm de mais sagrado, que Deus nos criou iguais? Por que é que os "iguais" procuram ser desiguais, ser mais, ser como deuses dominadores dos outros "iguais"? Não é isso pecado que atenta diretamente contra a divindade?
Como é que uns, guerreiros crentes no seu Deus, ousam mudar o que o seu Deus criou e dispor das vidas das criaturas que o seu Deus criou?
Mormente (estou a pensar agora) se esses guerreiros se imaginam "povo eleito por Deus"... Não deveríamos exigir-lhes que se conduzam como realmente eleitos pelo Deus da Paz? Ou é que esse Deus seu não é da Paz?
Caros: Se o Deus não é Deus da Paz é porque não existe, apenas nós, humanos violentos, debruçados inexoravelmente na nossa ruína.