CONFIDÊNCIAS ... BIOGRÁFICAS? (13): Amor e Paixão...

Sábias definições de AMOR e de PAIXÃO por Umbelina Frota (RdL, 05/01/2009.- T1368317):

AMOR E PAIXÃO

Amor é a brisa da madrugada que acaricia a pele,

Paixão é o fogo que derrete o coração.

Amor é a ternura que enternece e não envelhece,

Paixão é o vulcão que explode em erupção.

Amor é sentimento duradouro,

Paixão é alheamento transitório.

Amor é paz, serenidade, cumplicidade,

Paixão é aflição, desconfiança, desilusão.

Amor é união de dois seres em comunhão,

Paixão é conjunção de corpos em êxtase e possessão.

(colaboração meu genro Nelson Fco. Andrade )

........................................................................................................

Não tenho mais do que assentir: Sim, são certas, acertadas todas as definições...

Salvo talvez as que dizem «Amor é paz, serenidade, cumplicidade, / Paixão é aflição, desconfiança, desilusão.»

Que fazemos com os zelos? No amor, com frequência, os ciúmes envolvem as relações dos amantes; sim, sei que não deveria ser assim, que amada e amado deveriam confiar de tal maneira num no outro que mesmo que se vissem nos braços de terceiras pessoas (impossível!), acreditassem numa noutro como se "isso" (impossível) fosse pura miragem...

Aliás, nem sempre na paixão há aflição ou desconfiança ou desilusão: Há fogo, sim, mas, quando o fogo é matado, não é estranho procurar outro fogo que reacenda o anterior... E assim, até ao incêndio final...

Desculpe-me, Umbelina, mas é crítica doce, singela, nada acre. Simples opinião sem consequências.

Porém, perfeitas me parecem as definições de partida: « Amor é a brisa da madrugada que acaricia a pele, / Paixão é o fogo que derrete o coração.» Perfeitas e invejáveis... Aos meus anos, nas madrugadas procuro não arrefecer demais (estamos por cá no inverno, não muito frio...) e já o meu forno anda quase sem lume... Pouco fogo posso avizinhar ao corpo da amada e quase nem ao seu espírito, se ela não sopra forte nas quase cinzas da minha paixão...

Com o qual passei das definições de AMOR e de PAIXÃO para a reflexão (irreflexiva) da idade, da minha idade... ardente em imaginação, mas quase extinta, desmaiada nas ardências do corpo de que tanto gostava. Enfim... A vida é como é:

Jovens, moços e donzelas; adultos e adultas que ainda tendes vigor, amai, mai muito, mas amai com paixão!!! Juntai ambos ardores, porque são eles, ambos, os que nos fazem humanos, cabalmente humanos!!! Desfrutai enquanto o tempo e as energias de alma e corpo vos assistirem!!!