CONFIDÊNCIAS ... BIOGRÁFICAS? (12): Sábio ou tolo?...

Acabava eu de ler uma mensagem noutro sítio destes, "internético", que me alporizou, zangou, molestou (sem me afligir, mas mesmo causou hilaridade... até rir às gargalhadas!), quando passei a navegar por este Recanto das Letras e topo com um pensamento que me vem como anel de ouro e gemas a dedo de rei:

.........................................................................................................

«Sábio ou tolo? - Às vezes temos de nos fazer de tolos, para alcançarmos aqueles que se dizem sábios.»

Foi postado por Menina Camponesa (RdL, 04/01/2009.- T1367274)

..........................................................................................................

E não sabes bem, Menina Camponesa, que tanta de razão tens!!!!

Se eu te contasse... Mas não vou contar. Apenas insinuarei, em poema, um algo do que poderia narrar:

Nas Terras Baixas da Europa

há pensamento volátil, mas fixo

(carregado de paradoxos tristes

de que nem pretende libertar-se),

que assevera negando e nega

sem afirmar... O seu é a dúvida

estável e instável de vez, por junto,

mas académica... "académica"?:

Apenas insubstancial e vácua.

Sei-o: É poema nefasto, mas a raiva me impede ser "fasto"... Que pecado cometi para ser teima de cérebro tão pertinaz quanto vazio?

Comecei por tomar a sério o pensamento referido, mas fui incapaz de o entender, nem sequer percebia a letra do que expunha; muito menos a música, completamente desafinada.

Então passei a fazer-me o tolo no intento de entender o "sábio" e por mais que entolecia, tanto menos o entendi. Nem assim fui quem de profundar até aos abismos em que talvez a ciência do citado resida...

Disse-me: «Abandono toda a esperança.» E disse-lhe: «Deixe-me fora do seu profundo pensamento.»

Contudo, impossível. Ignoro que é o que o "sábio" viu em mim, no que eu faço, mesmo nos meus escritos... Não me abandona, meus caros.

Mais cada vez estou tentado de invocar o génio da lâmpada do Aladim para que me transforme num desodorante desses que cedo abandonam o desodorado por eles... Talvez dessarte me visse livre!

NOTA IMPORTANTE.- O "sábio" nada tem em comum com o grande Erasmo, o do "Elogio da loucura", embora habite pelas mesmas terras...