CONFIDÊNCIAS ... BIOGRÁFICAS? (9): Pinceladas...
Águida Hettwer (RdL, 03/01/2009, T1365401) escreve o poema
«PINCELADAS
»Nada mais é concebido,
»Do que sonhar na realidade,
»E pincelar metas no Deus do impossível.
»A imagem que projetamos
»Diante da vida,
»É o reflexo do que somos. [...]»
..........................................................................................................
Gosto do poema, porque diz bem e elegantemente o que deveríamos ser e fazer na vida. Para além dos versos transcritos, num seguinte fixa o que, a meu ver, tem de ser o guia da conduta humana: «Acreditar em si próprio, / É ter a ousadia de recomeçar, / Mesmo num cenário, / Onde restaram apenas pedras.»
Pareceria profética essa quadra, se aplicada ao que nos acontece na Galiza. Mas não vou referi-la a esta parte do reino bourbónico da Espanha.
Sim, dados os dias e dos danos, vou pensar que está dita da Palestina, bombardeada impune e imisericordemente pelo Israel, filho dos sobreviventes do "holocausto" nazi.
Sei que o discurso dominante no Ocidente regido pelos USA and Co. é esse que justifica o ataque brutal (todos reconhecem que é desproporcionado) do exército de Israel por aquilo de que é estado que está a defender do terrorismo muçulmano os seus cidadãos.
Contudo, não admito, recuso tal "argumento", porque justamente é o mesmo que os nazis utilizaram para perpetrar o "holocausto": Defender da agressão judia os cidadãos alemães e mesmo toda a Humanidade.
(Acompanhavam-se de "motivações" teológicas, como aquela, repida longamente, de que os judeus foram os assassinos de Jesus Cristo e portanto de Deus; em consequência, devia negar-se-lhes o pão e o sal.)
Opto, embora saiba que seja utópico, por procurar e promover a concórdia enre os povos, como procuro que exista convivência pacífica entre os indivíduos, como tento cantar liricamente o amor. Pelos mesmos reais motivos.
Mas, como diz Águida, "a imagem que projetamos ... é reflexo do que somos". Temo que sejamos tão insensíveis como parece ser na atualidade o Povo de Israel, com tal de viver sem sobressaltos. Mas é isso viver em paz?