CONFIDÊNCIAS ... BIOGRÁFICAS? (3): A reforma ortográfica!

A REFORMA ORTOGRAFICA.- E a Pininha...

Dona Gertrudes, achegou-se com seu jeitinho a Pina...

Que história é essa que vou ter que aprender a escrever novamente?

Que besteira você está falando desta vez, Pina?

Eu escutei umas conversas no ônibus, dizendo que mudaram o Português.

Prestei atenção, porque achei que fosse algum rolo com o Nezinho, mas antes fosse.

Não entendi nada.

Pina! Calma!

Não é nada de importante! É uma reforma ortográfica. Mudaram a grafia de algumas palavras da língua portuguesa.

O que é grafia, dona Gertrudes?

Grafia é a forma como se escreve as palavras.

Entendi... À mão, no computador... É isso? [...]

Pedro Galuchi, RdL, 01/01/2009 (T1362213)

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Grande cousa é, na Lusofonia, alcançar algum consenso em ortografia!!! É tão grave e difícil quanto conseguir que, na Galiza (Spain), os Notáveis galegos consigam algum acordo sobre o que a sua língua é!!

Porque essas cousas da ortografia pertencem, como bem assinala o conto, às gentes sabedoras, aos que eu chamo Notáveis.

O Povo, o Zé Povinho... (Povinho, se vivemos dele!... Povinho, se eu faço parte dele!: Grande Povo, Povo, Povo imenso!!!!), o Povo passa para a frente dessas endrôminas de «“proceis”, “alfabetizados”», que bem diz o conto.

Porque o Povo mormente fala. Apenas escrevemos os que andamos pelas lérias (ou leiras?) do alfabeto... "alfabetizados"... Mas seria tão bom, tão desejável podermos apenas falar de modo que a nossa palavra fosse palavra firme no ar, mas não ao pairo do vento...

Contudo, ...

Estamos na Modernidade Pós-moderna, quer dizer, na Ré-Modernidade... ou na "Mi" ou mesmo na "Sol"... Que Modernidade nem farrapos de gaita! Somos Humanos e há quem pretende rapinar-nos a Humanidade!!! Defendamo-nos, mesmo com reformas ortográficas...