Sazonal Natal

Tempo de festa, de presentes, de reuniões familiares, confraternizações e de alegra-se com o próximo. Nessa época do ano a correria é grande, são milhões de presentes pra comprar, muitos parentes pra telefonar, rever a velha agenda e ligar pra amigos esquecidos, amigos invisíveis, festinhas no serviço, na faculdade, no colégio das crianças, na igreja, no condomínio...

Na grande noite, a reunião tão esperada, integra amigos, parentes, gente de quem nem lembrávamos mais e pessoas das quais nem sabemos o nome. Tempo de rever parentes que moram longe, de sorrir para o inimigo, de pagarmos prendas pra levarmos os presentes, tempo de muitos sorrisos, muita comida e muita bebida. Todos dão as mãos ao redor da mesa e rezam o Pai Nosso, discursamos sobre o nascimento do filho de Deus, e alguns ainda falam mais do parto de Maria, que do próprio Filho, o grande homenageado.

A noite corre solta, com muito abraços, beijos, alguns choros e apesar de tudo, a alegria no coração é estar perto de familiares e poder compartilhar um pouco de nossa alegria e vida com alguém. E percebemos ao final das contas que a correria e o cansaço valeram à pena.

O espírito natalino é eterno, traz amor, paz, oportunidades impares de exercermos a amizade, o perdão, compartilharmos, nos doarmos e recebermos. Descobrimos que apesar de muitas diferenças, a família é sempre importante, falarmos de Jesus e vivermos um pouco a espiritualidade tão esquecida ao longo do ano inteiro é essencial.

Lamento apenas quando percebo que o verdadeiro Natal pra muitas famílias, só dura uma noite!