O SEGREDO DA FELICIDADE

Temeroso de ser mal interpretado arrisco dizer que olhando dentro de mim, sinto que entre altos e baixos, “sou bem sucedido!”.

É interessante observar que grande parte dos problemas acontece por falta de entendimento sobre o significado das palavras.

Existem pessoas que, a exemplo do “tio patinhas” possuem uma sala para preocupações, com a diferença que o personagem dos quadrinhos, se preocupa em continuar sendo “o homem mais rico do mundo”.

As pessoas de carne e ossos, até gostariam de alcançar um patamar na escala monetária; contudo, achando impossível uma meta assim, abraçam outras preocupações e passam a pensar que a vida dela (e dos outros) deve girar em torno desse alvo.

Quando falo sobre “ser bem sucedido”, não quero significar dinheiro ou o acúmulo de bens materiais – às vezes brinco que sou “sem terra” e “sem teto” próprio.

Penso sobre o lado emocional da existência – quando muitos “vivem por aí”

Sem razão,

Sem perspectivas,

Sem forças pra viver,

Gemendo e chorando,

Etc. etc.

Quando eu era menino “bem miudinho” lá no Sertão Central, a vida era muito difícil...

Naquele tempo ainda não havia água encanada nem mesmo na metade das casas da cidade.

Cresci gostando de brincar com os pensamentos numa espécie de “sala das ilusões”. Naquele “refúgio” superava o impossível, imaginando (entre outras coisas) que:

Ser pobre ou ser rico (em termos de ter dinheiro ou bens materiais) não será uma condição inerente ao ser humano ou aos lugares.

Sendo pobres ou ricos, jamais estaremos sozinhos – muitos estarão fazendo parte do grupo.

Ser pobre jamais nos impedirá de continuar vivendo em busca de superar os obstáculos – a vida não será um “zero a esquerda”...

Hoje, algumas décadas depois, é possível perceber que em certo sentido o mundo parece o mesmo (nesse aspecto) com a diferença da alternância das pessoas ou famílias na pirâmide social.

Por outro lado, ainda não existem garantias de que chegaremos aos 100 anos de idade ou que precisamos viver com medo da morte chegar...

Portanto, o segredo da felicidade é “sentir-se realizado apesar de sonhos não realizados”.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 21/10/2008
Código do texto: T1239735
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.