O SENTIDO DA REALIDADE

Certa vez o trem percorria um longo trecho no deserto. O calor causticante e a poeira estavam insuportáveis.

Muitos passageiros reclamavam a cada momento, com expressões do tipo:

- “Eta viagem demorada!”.

- “Que trem desconfortável!”.

- “Poeira desgraçada”, etc. etc.

Em meio àquela “latumia”, um jovem parecia não ter do que reclamar, e alguém observa:

“Você parece não ser desse mundo!”; “Como pode não se incomodar com tantos problemas nessa viagem?”.

O rapaz respondeu:

“Tudo isso me incomoda muito; Contudo, tão logo cheguemos ao destino, meu pai estará a minha espera!!!”.

Certamente, uma coisa fazia diferença:

O jovem (daquela viagem) viajava com um objetivo:

Reencontrar o pai!!!

Isso lhe dava forças para suportar as dificuldades na viagem.

Creio que a maior parte dos problemas do homem do terceiro milênio não existiria se tão somente houvesse metas pelas quais viver.

Viver sem metas leva o homem contemporâneo a não ver sentido na realidade, a viver resmungando dos “problemas”

– como se os obstáculos não fossem uma possibilidade a cada curva na estrada da vida.

Devemos considerar que a maior parte dos inventos e descobertas que tornam nossa vida mais confortável,

não podia ser desfrutada por gerações passadas - simplesmente porque ainda não haviam sido inventados ou descobertos - mesmo assim, os nossos antepassados alcançaram um estágio de contentamento emocional superior ao nosso.

Quem melhor superou as conseqüências das prisões do nazismo – durante a Segunda Guerra Mundial, foram às pessoas que viviam na perspectiva de alcançar a liberdade.

Fico Imaginando se o mesmo não aconteceria hoje se nós nos libertássemos das “amarras” impostas por padrões sociais...

A realidade contemporânea parece sem sentido porque somos a geração que se esqueceu de sonhar, como se lutar por uma vida melhor implique acabar com todos os problemas na terra.

É possível compreender que a luta por uma vida melhor começa de verdade, quando avaliamos todos os problemas e aprendemos a “reciclar” uma parte, aproveitando como energia para vencer a luta contra os problemas que devem ser verdadeiramente superados – entre eles:

O preconceito,

O orgulho,

A vaidade,

A ganância,

O rancor,

A raiz de amargura...

Isso fará com que problemas aparentemente piores sejam superados...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 20/10/2008
Código do texto: T1238983
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.