DEVEMOS PERDOAR SEMPRE - II

O perdão não deve ser visto como um dever ou obrigação condicional -exclusivo de quem cultiva a vida espiritual.

Muito menos deve ser visto como invenção de "sociedades ou pessoas iluminadas".

Conforme o Aurélio, perdão significa "remissão de pena" - vinculado à disposição mental para deixar que a parte ofensora nasça de novo na história da parte ofendida.

O primeiro relato sobre perdão conforme as Sagradas Escrituras, encontra-se no livro de Gênesis 2:8, 15-17 a 3:1-24.

De acordo com o texto referido, encontramos algumas características que mostram a origem e desenvolvimento da desobediência, que culminou na necessidade do perdão:

1. Os seres humanos foram criados e, colocados num ambiente paradisíaco (Gênesis 2:8, 15) - pela bondade do CRIADOR.

2. O SENHOR os orientou que o conhecimento do bem e do mal lhes estava vedado - pela bondade do CRIADOR.

3. Induzidos à desobediência pelo adversário do SENHOR (Gênesis 3:6), fizeram opção por seguir as próprias inclinações - pela disposição em desobecer ao CRIADOR.

4. Em conseqüência, colheram frutos amargos, passando a viver de aparências:

- Escondendo a nudez com folhas de figueira (Gênesis 3:7);

- Necessidade de esconder-se da presença de DEUS (Gênesis 3:8);

- Sensação de medo (Gênesis 3:10);

- Transferir a rersponsabilidade pela culpa aos outros (Gênesis 3:12-13).

Quando alguém nos decepciona, abre-se um espaço onde é erguida uma parede de separação.

Existindo, inclusive, pessoas que afirmam: "Para mim, você morreu!".

A palavra morte no contexto de Gênesis 1 a 3, significa "separação".

Separação entre o Criador e sua criação, originando o vazio na alma;

Separação entre o ser humano e o meio-ambiente, originando o desequilíbrio ecológico;

Separação entre o homem e o seu semelhante, pelo egoísmo que o leva a colocar em primeiro lugar os próprios interesses;

Separação entre o corpo e a alma, após a cessação da vida física, em conseqüência da desobediência.

Assim, o perdão implica na restauração do homem ao estado original, religando-o com o SEU CRIADOR.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 06/10/2008
Reeditado em 26/12/2008
Código do texto: T1214678
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.