VIVER É PENSAR

É possível imaginar a vida sem a luz dos olhos,

sem audição, sem falar, sem apalpar, sem andar,

sem trabalhar, etc. etc.

Contudo, é impossível supor essa existência sem a capacidade de pensar.

O pensamento impulsiona à ação.

O resultado do progresso científico e tecnológico é uma demonstração de que não existe vida sem o exercício mental da reflexão.

Inclusive, além dos resultados concretos da capacidade humana do pensar, existe algo ainda mais precioso, muito embora esteja situado no “universo abstrato”: a produção intelectual humana.

Entendo que a produção intelectual encontra-se disponível em livros, obras de escultura, CDs, DVDs, etc.

Entretanto, isso seria apenas o registro visível da produção intelectual, mesmo sendo frutos de momentos reais, vividos.

A produção intelectual é uma forma de expressão artística de momentos reais vividos.

Conseqüentemente, sua compreensão dependerá da compreensão humana sobre o que está escrito, fotografado, esculpido, etc. etc.

Entre altos e baixos, tudo isso faz parte de algo mais precioso ainda: a capacidade humana de pensar.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 24/09/2008
Reeditado em 17/12/2008
Código do texto: T1194566
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.