MUITO ALÉM DO FRACASSO

Conforme o Aurélio...

Antes de continuar, alguém poderia pensar: “De novo! Você não sabe pensar sozinho? Sempre apelando pra o Aurélio... (?!)”.

Olha: Alguns dos últimos textos publicados, sobre o tema “entrelinhas”, aborda a fragilidade e superficialidade da sociedade pós–moderna (o contexto atual); onde estamos sem identidade, sem propósito, sem credibilidade, etc.

Possivelmente, essa sociedade dos “sem” teve início quando negligenciamos os princípios elementares da comunicação. Qualquer um poderá descobrir que, as regras mais elementares de relações humanas, indicam que, em termos de comunicação, quando alguém fala deve compreender o que está dizendo, porque está dizendo e com objetivo está dizendo o que fala.

Da mesma forma, quem está ouvindo precisa entender o que está ouvindo, qual a importância prática do que está ouvindo em sua própria vida e na vida do próximo, etc. etc.

Alcançamos um estágio na civilização humana, onde o importante é falar, falar e falar.

Não tem importância o fato de saber o que está dizendo; porque o necessário é sempre falar, falar, falar. Afinal, os incomodados que se retirem...

Assim, considerando – se que o Dicionário Aurélio, em sua edição pequena (Século XXI), foi distribuída gratuitamente nas escolas da rede pública nacional,

em primeiro lugar, não haverá dificuldades de qualquer pessoas conferir se o que queremos dizer é aquilo mesmo;

em segundo lugar, estaremos despertando no jovem atual a necessidade de valorizar essa fonte bibliográfica.

Se o nosso objetivo fosse outro, faríamos referência a outras fontes.

Por último (antes de abordar o tema proposto Muito Além do Fracasso), salientamos que, temos responsabilidade de facilitar a compreensão do que está sendo publicado, de modo a ser entendido!

Continuando, ou melhor, iniciando, conforme o Aurélio, no sentido que queremos abordar, fracasso significa: mau êxito, ruína.

O problema não são os aparentes fracassos, na sociedade que denomino pós–superficial; mas, o descaso do ser humano para com preciosas lições que podem ser colhidas após a falta de êxito num determinado empreendimento.

No primeiro volume do Mananciais no Deserto, encontramos o relato de alguém que começou a observar as tentativas de uma formiga para transportar um folha maior do que ela. Após sessenta e nove tentativas, a formiguinha tentou novamente, conseguindo introduzir a folha na entrada do formigueiro.

Entretanto, creio que o autor do relato não assistiu a peleja desde o início. Assim, sessenta e nove vezes depois que ele começou a observar.

Em nossa própria vida, quantas vezes não teremos desistido da luta, após duas ou três tentativas???

Está escrito:

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações” (Jeremias 17:9–10).

Portanto, como falar sobre o que fazer para superar os problemas e viver MUITO ALÉM DO FRACASSO, se ainda nem tivermos nos dado conta de que, DEUS é uma realidade que ultrapassa os limites da religião e dos religiosos de plantão (?!)

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 16/09/2008
Reeditado em 03/10/2008
Código do texto: T1180534
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.