Xadrez é amizade

Por que jogamos xadrez? 
Se esta pergunta for feita a cada um de vocês qual seria a primeira e espontânea resposta? 
Sinceramente sem pensar duas vezes a minha seria "Jogo xadrez para fazer amigos". O resto deve vir depois.
Não importa a nossa atividade e o empenho a que nos dediquemos a ela, se tivermos esta meta como objetivo estratégico maior, todos os outros se tornam mais fáceis e alcançáveis.
É na harmonia dos pensamentos que as jogadas da vida saem e vão pro mundo em forma de mensagem, evocando a união dos povos para um desejo comum.
Mesmo em ambientes competitivos porque xadrez, assim com a vida é competição. Quando acaba um torneio ou uma simples partida, contabilizamos nossos aprendizados e passamos a exercer a parte mais importante que é a de fazer amigos.
É isso que passo para meus alunos diariamente em minhas aulas.
Ser um mestre de xadrez é uma consequência natural, mas ser amigo de um adversário que acabou de derrotar as suas idéias é aceitar o plano da paz divinal que consolida uma amizade.
Eu me sinto bem num ambiente enxadrístico por que a minha alma viaja e a minha vida pega carona. 
Amigos recantistas, o paradoxo nos colocou frente a frente com os nossos pensamentos, e, quando colocamos o exemplo do xadrez é como se êle fosse uma mola propulsora da minha vida, porque eu amo este esporte.
Claro! Quase todos do mundo Recantual não jogam xadrez. Então vamos mudar a pergunta...
Vocês amam o que fazem na vida cotidiana? Não precisam jogar xadrez, mas o jogo da vida ensina que não se deve perder a vez.
Simplesmente é isso que fica como exemplo.
Uma derrota no universo quadrado, arredondam as nossas idéias para um plano futuro de vitória e a vida sempre nos dará essa oportunidade.
Um abraço fraternal a todos nossos amigos que pararam para lerem esta mensagem.
Zédio Alvarez
Enviado por Zédio Alvarez em 26/08/2008
Reeditado em 17/02/2009
Código do texto: T1146278
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.