LIBERDADE: O SONHO POSSÍVEL

Em primeiro lugar, o que significa liberdade?

Não deve se basear em conceitos intelectuais, princípios e valores.

Na segunda metade do século passado, Nelson Mandela enfrentou a prisão perpétua em sua luta contra o apartheid – alcançando a liberdade e, como líder político, participou do governo na África do SUL.

Assim, liberdade implica não apenas o meu direito de ir e vir, mas também, o direito de ir e vir do próximo, ainda que isso me leve às algemas.

Em segundo lugar, qual o tempo certo para desfrutar o sonho de liberdade?

Sempre que a luta nos leve a conquistar esse ideal para nós e o próximo, independente de sexo, raça, nível social, preferência religiosa, etc.

Assim, o tempo para desfrutar o sonho de liberdade ultrapassa os padrões humanos.

Em terceiro lugar, como alcançar o ponto de equilíbrio entre a liberdade pessoal e os direitos do próximo?

Através da consciência de que a verdadeira liberdade ultrapassa o padrão humano da democracia e da vida em comunidade.

A verdadeira liberdade implica a observância de deveres para usufruto de direitos.

Está escrito:

E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará (João 8:32).

Se, pois, O FILHO vos libertar, verdadeiramente sereis livres (João 8:36).

Além de um sonho possível, a verdadeira liberdade está disponível a qualquer pessoa, independente de sexo, raça, nível social, preferência religiosa, etc.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 25/08/2008
Reeditado em 03/10/2008
Código do texto: T1145600
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.