LIBERDADE AINDA QUE TARDE

O tema desta mensagem remeteria ao conformismo – se um dia houver liberdade, tudo bem! Se não, iremos vivendo como DEUS quer.

Entretanto, as aparências enganam, a teoria na prática é outra coisa, etc. etc.

Assim, antes de achar alguma coisa sobre qualquer coisa, vale a pena refletir um pouco para evitar impressões equivocadas.

Antes de conhecer um pouco sobre a História do Brasil, a frase LIBERTAS QUAE SERA TAMEN (Liberdade, Ainda Que Tardia), no pendão mineiro levava a crer que houvera um descuido ou erro de grafia do autor. Esse levar a crer estimulou a pesquisa, antes de questionar o equívoco.

Imagine, quantos podem estar sendo levados ao estresse pelo tempo gasto em discussões infindáveis ao invés de ponderar o que descobriu...

Quando se avança na pesquisa, sobre o sonho de liberdade dos inconfidentes, entendemos que sua luta estava vinculada a liberdade da nação e não apenas daquela província. Era a luta pela INDEPENDÊNCIA DO BRASIL – antes que a nação se tornasse uma realidade oficial...

Falar sobre liberdade como resultado da luta de antepassados nos leva a repensar o descaso da geração pós–superficial com a preservação do ideal de liberdade tão ansiado por gerações que não conheciam nem puderam desfrutar o avanço científico e tecnológico que se encontra a nossa disposição, no presente século.

É necessário considerar que o descaso da geração pós–superficial pode levar à escravidão.

????? !!!!! ?????

Considere, por exemplo, a disponibilidade de crédito no mercado financeiro.

????? !!!!! ?????

Não está entendendo (?!)

Pegue uma folha de papel A4, trace uma linha dividindo-a em duas, na parte esquerda escreva endividados e na área direita, não endividados.

Agora, comece a perguntar aos colegas, amigos, vizinhos ou conhecidos, quem deve alguma coisa e quem não deve... Calcule o percentual de cada grupo...

Continuando suas considerações, pense que para quem possui um aparelho celular pré-pago, a questão não será apenas ter ou não crédito para uma ligação, depende da habilitação de quem irá receber a ligação – ou seja, muitos conhecidos meus possuem um celular, entretanto, as vezes eles dizem não poder ligar porque o seu é de outra concessionária, é apenas para receber, etc.

Algumas pessoas possuem um carro, necessitam de um alto valor para uma emergência, e, quando alguém sugere que vendam o carro para resolver o problema, eles argumentam que não podem fazer isso porque ainda devem um grande número de parcelas – Afinal, como pensar que a pessoa tenha um carro???

Agora, vamos considerar algo mais simples: Quem fuma ou bebe muito alega não poder parar. Outros são fiéis a determinadas marcas de produtos. Que sociedade foi construída após tanta luta por liberdade???

Está escrito:

E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará (João 8:32).

Se, pois, O FILHO vos libertar, verdadeiramente sereis livres (João 8:36).

O lema na bandeira de Minas Gerais defende LIBERDADE AINDA QUE TARDE, fruto de lutas por um ideal.

A ser construída e mantida ainda que, futuras gerações tenham que lutar por mantê-la.

Assim tem sido construída a história da odisséia humana na terra.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 25/08/2008
Reeditado em 03/10/2008
Código do texto: T1145551
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.