ESSA CARACTERÍSTICA É A MARCA PRIMOROSA DOS HERÓIS EM TODOS OS CAMPOS DO COMPORTAMENTO HUMANO,NÃO APENAS DAQUELES QUE SE FIZERAM COMBATENTES CONHECIDOS PELAS BATALHAS TRAVADAS CONTRA OS INVASORES DA PÁTRIA,DO LAR,DO SEU CAMPO DE AÇÃO... MAS TAMBÉM,E PRINCIPALMENTE,DOS QUE DESCOBRIRAM TERRAS,QUE INVENTARAM OS INSTRUMENTOS PROPICIADORES DO CRESCIMENTO DA SOCIEDADE,QUE PERSEVERARAM NOS LABORATÓRIOS E NO SILÊNCIO DAS SUAS OFICINAS,BUSCANDO SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS QUE DIFICULTAVAM A MARCHA DO PROGRESSO HUMANO.

O SER DE CORAGEM ARROSTA AS CONSEQUÊNCIAS DAS SUAS DECISÕES SEM TEMOR DA INJÚRIA E DA PERFÍDIA DOS OUTROS,CONFIANDO NAS POSSIBILIDADES DE QUE DISPÕE PARA ATINGIR A META QUE ESTABELECE.

 

 

A CORAGEM DEVE SER DESENVOLVIDA NO LAR, DESDE OS PRIMEIROS FENÔMENOS

 

 

REATIVOS DA PERSONALIDADE INFANTIL,A FIM DE SELECIONAR DENTRE OS IMPULSOS DO PRIMARISMO OS SENTIMENTOS DE AFIRMAÇÃO, ORIENTANDO OS DE ELEVAÇÃ ÉTICO-MORAL, DE FORMA A CONTITUÍREM UMA COURAÇA PROTETORA EM TORNO DA EXISTÊNCIA.

A CORAGEM ALIA A RAZÃO À EMOÇÃO E TRABALHA SEM PRECIPITAÇÃO NEM ALARDE, PRODUZINDO FENÔMENOS DE ALEGRIA E DE PAZ.

 EM FACE DO PROCESSO DA EVOLUÇÃO, O ESPÍRITO TRANSFERE DE UMA PARA OUTRA REENCARNAÇÃO AS MARCAS DAS OCORRÊNCIAS QUE FORAM ENFRENTADAS, ASSINALANDO-O COM CULPA, MEDO E NECESSIDADE DE FUGA, DIANTE DE QUALQUER IMINENTE PERIGO, REAL OU IMAGINÁRIO.

 

 

 

 

 

A CORAGEM NASCE DE UM ESPECÌFICO SENTIMENTO DE AMOR ÀQUILO EM QUE SE CRÊ,QUE SE DESEJA E PELO QUAL SE LUTA.

É MUITO COMUM NA EDUCAÇÂO DO LAR,CUIDAR-SE DA PRUDÊNCIA,DA HUMILDADE,DA SUBMISSÃO,POUPANDO-SE CONSTRANGIMENTOS E DECEPÇOES,AMARGURAS E DISSABORES.EMBORA SEJA UMA CONDUTA CORRETA,NÃO SE PODE PRESCINDIR DA CORAGEM  PARA    MANTER-SE PRUDENTE, QUANDO AS CIRCUNSTÀNCIAS FAVORECEM REAÇOES PRECIPITADAS. DA MESMA FORMA,A HUMILDADE NECESSITA DA CORAGEM PARA PRESERVAR-SE DIGNA,FUGINDO DA SITUAÇÃO DO MEDO QUE SUBMETE O INDIVÍDUO ÀQUILO QUE DETESTA,EXCLUSIVAMENTE PORQUE NÃO DESEJA EXPERIENCIAR ENCÔMODOS NEM     MAL-ESTARES.

A CORAGEM SUPERA ESSAS SITUAÇÕES COMPLEXAS, QUE IMPÕEM DECISÃO FIRME E AÇÃO CONTÍNUA.

O EXCESSO, PORÉM, DE CUIDADOS, EM FACE DAS OCORRÊNCIAS NÃO ESPERADAS, DAQUILO QUE SE CONSTITUI NOVIDADE E DESCONHECIMENTO, PODE FAVORECER A ESTAGNAÇÃO E DAR LUGAR A TRANTORNOS DE CONDUTA

 

 

QUEM RECEIA VOAR ALÉM DOS LIMITES NÃO CONSEGUE ALCANÇAR OS PRÓPRIOS LIMITES,DEFINHANDO E AMOFINANDO-SE DIANTE DO MARAVILHOSO PROJETO DE VIVER.

A CORAGEM NECESSITA,NO NINHO DOMÉSTICO,DO COMBUSTÍVEL DOS EXEMPLOS QUE DEVEM SER DADOS PELOS PAIS DILIGENTES E TRABALHADORES,QUE NÃO SE QUEIXAM,NEM SE ENTREGAM A LAMENTAÇÕES,SABENDO,SABENDO REFERIR-SE AOS ACONTECIMENTOS NEGATIVOS COM NATURALIDADE,COMO PERTENCENTES AO PROCESSO DE REALIZAÇÕES.

SOMENTE COM A CORAGEM SE PODE COMBATER O MAL E SUAS EXPRESSÕES INFERIORES,QUE SE ENCONTRAM ÍNSITOS NOS SENTIMENTOS TORPES,QUE DEFLUEM DO EGOÍSMO,DA PRESUNÇÃO E DA EQUIVOCADA VISÃO EM TORNO DOS VALORES NOBRES QUE SE NÃO TÊM.

É INDISPENSÁVEL CORAGEM PARA AUTO-ANALISAR-SE,PARA DESCOBRIR AS ANFRACTUOSIDADES MORAIS,AS IMPERFEIÇÕES EM PREDOMÍNIO,AS MESQUINHEZES DO CARÁTER E DA CONDUTA.

Trechos do livro Constelação Familiar de Divaldo P.Franco/Joanna de Ângelis

 Imagem:Arte surrealista de Vladimir Kush