A ESPERANÇA

Ontem estava em uma reunião onde o assunto principal era a esperança...Esperança em dias melhores, esperança na melhoria das pessoas, da cidade , do mundo, etc.

Mas, então, fiquei eu pensando: afinal o que é a esperança? Para alguns é a última que morre, para outros um parente do grilo, que saltita pela casa e costuma trazer boa sorte, no conceito de alguns e causa asco em alguns outros. Mas, insetos saltitantes à parte, vamos pensar um pouco nessa tal esperança.

O dicionário nos traz a seguinte definição: s.f. Expectativa de um bem que se deseja: a esperança é grande consoladora. / Objeto dessa espera: aí está toda a minha esperança. / Uma das três virtudes teologais. / Estar de esperanças, achar-se grávida (a mulher).

Também, já cansamos de escutar a seguinte frase: quem espera sempre alcança. Mas será que alcança mesmo?

Essa expectativa que está contida na esperança, entretanto, de nada vale se não houver ação, movimento, o fazer acontecer.

Quando se tem esperança de que algo nos aconteça, é necessário que se faça algum movimento para que se atinja o alvo, o objetivo principal. Espera um novo emprego, onde seja reconhecido e ganhe mais honorários por ele? Prepare-se, estude, faça treinamentos contínuos, atualize-se, procure melhorar, aperfeiçoar-se e aí mantenha a expectativa de se sair bem. Tenha toda a esperança do mundo e alce vôos profissionais.

Quer uma vida melhor? Com mais qualidade? Espera que sua saúde esteja sempre em dia? Cuide-se! Mantenha hábitos saudáveis, respeite seu corpo e seus limites.

Espera a paz de espírito? Pois, trabalhe por ela !!! Saiba que o respeito às diferenças entre os seres humanos é o que de mais bonito haverá em você quando cultivar esse jardim de flores diversas que promoverão a unidade na diversidade, assim como a natureza já nos demonstrou ao longo do tempo.. Saiba que o ódio é mesmo como já disse o autor: uma forma de se ingerir veneno e esperar que o outro morra. Cultivar a energia da luz e da paz em torno de si e sintonizar sempre as forças do universo que, certamente, lhe trarão suporte para os embates do dia- a- dia.

Espera viver um grande amor? Vá , antes, em busca desse amor, em si mesmo. Quem não se ama, não é capaz de amar a mais ninguém. Espera respeito? Respeite-se !! Espera justiça? Seja justo consigo e com os demais!

Espera manter suas amizades? Seja amigo, seja fiel e presente, mesmo na ausência.Não é preciso estarmos grudados nos amigos para nos fazermos presentes.É só manter a sintonia que o outro nos sentirá próximos.

É por aí o caminho da esperança.

Não podemos ficar esperando indefinidamente, alcançar o que se quer, sem lutar e sem agir para que as coisas aconteçam.

A esperança, portanto, é nada mais e nada menos, que movimento em busca do que se quer.

Assim como a sorte, é a oportunidade aliada ao preparo e a oportunidade. Faça acontecer e dessa forma espere sempre que as coisas aconteçam em sua vida de forma plena!

Assim espero que todos sejam felizes! Pois daqui de meu cantinho desejo de todo o meu coração e alma que as pessoas que nos visitam nesse recanto, coloquem seus sonhos em prática e suas esperanças em jornada completa!

Vera Ciuffo
Enviado por Vera Ciuffo em 17/08/2008
Reeditado em 17/08/2008
Código do texto: T1132112
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.