PAPAI ANUAL
Oi, você acredita em Papai Noel?
- Claro que acredito!
Ah, qual é a sua? Papai Noel não existe!
- O Papai Noel vestido de vermelho, com barbas brancas, que nos visita apenas no Natal, de trenó, claro, esse é lenda, o que existe são: Papai Noel, Mamãe Noel, Titio Noel, Vovô Noel, Etc Noel.
Como assim?
- São pessoas que realmente se preocupam com o seu próximo, são solidárias e anônimas, não admitem em hipótese alguma qualquer menção a respeito da sua ação, procuram sempre auxiliar os mais carentes, se doando e ajudando tanto materialmente como espiritualmente.
Puxa que legal isso.
- Assisti na TV um comercial muito bonito da “Casas Bahia”, um menino abre o guarda roupas do seu pai e encontra a roupa vermelha do Papai Noel, nisso seu pai entra no quarto e saca que o menino descobriu, chama o garoto e diz: - Filho, você já está crescido e descobriu o segredo. O filho interrompe o pai e diz: - Papai, prometo que vou guardar segredo, não vou contar para ninguém que o Papai Noel se troca aqui em casa, no seu quarto.
É muito interessante essa fantasia da criança em acreditar no Papai Noel.
- Muito interessante mesmo, é simbólico, Papai Noel pinta uma vez por ano, deixa a criançada muito desejosa de ganhar um presente, coloca os pais em dificuldades por não poderem atender seus filhos e às vezes é muito frustrante. Toda a mídia explora ao máximo esse evento e o que pega é a dificuldade que muitas famílias tem para oferecer o básico, não dispondo de recursos para presentes de Natal.
E o que pode ser feito para minimizar essa situação?
- Iniciativas como a do “Correios do Brasil” que lançou uma campanha muito nobre. As crianças escrevem para o Papai Noel e pedem o que desejam. O pessoal do “Correios” separa essas cartas e apresenta aos interessados, Noéis reais, que adotam uma ou mais cartas, satisfazendo o desejo da criança. Isso é louvável.
vladis.fernan@globo.com