A VISÃO DO CRÍTICO E A DO AUTOR

Poetamigos! A análise literária se dá peça por peça, obra por obra, a não ser no caso de exame de livro, em que se apontam os melhormente urdidos, encaixados a ponto de formarem início, meio e fim, na obra poética.

Normalmente os novos e os novatos não chegam a ter esta visão, por falta de prática, estilo e apaixonamento pela obra, o que produz uma visão pessoalizada, subjetiva.

Sempre é difícil editar um livro, mesmo que se obtenha patrocínio. Dá trabalho e custos... E a gente acha que publicou uma obra-prima, principalmente devido à auto-estima e alguma vaidade pessoal.

A chamada interpretação sistêmica – que é a que se dá quando se examinam vários poemas comparativamente, por similaridade de temática ou assunto, é apenas um método, repito – para o exame de livro, OK?

Para a crítica literária, o importante é que o autor repense os versos ou os textos no livro. Caldeie a experimentação. Fico honrado e me sinto útil quando isto ocorre...

A crítica dá muito trabalho, tanto como o poema não meramente inspirado, a obra transpirada, pensada.

Ah! Mas a maioria imagina que o poema é fruto somente do momento de inspiração...

O poema é realmente uma paixão possessa, a alma aberta como as páginas de um livro público.

– Do livro CONFESSIONÁRIO – Diálogos entre a Prosa e a Poesia. 2006 / 2008.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/1101472