A LEI E A ORDEM

Conforme o Aurélio lei é uma “regra de direito ditada pela autoridade estatal e tornada obrigatória para se manter a ordem e o progresso numa comunidade”.

O principal problema com relação às leis em nosso país é que, ao invés de cada um observar-las considerando o bem-comum (independente de interesses particulares); se aplaude uma lei considerando sua existência e aplicação à vida do próximo; e se desobedece ao contrariar interesses particulares (mesmo quando mesquinhos).

A questão da “Lei Seca” que, atualmente, proíbe o comércio de bebidas alcoólicas às margens de rodovias, é um excelente exemplo do que foi acima afirmado: muitos criticaram abertamente sua aplicação, afirmando que muitos pais de família ficarão sem o “sustento” da família.

Entendemos que a “lei seca” não resolve o problema de acidentes nas estradas, mas pode ser o primeiro passo na “implantação” da cultura do “não faça do seu carro uma arma: a vítima poderá ser você”.

Quando após pesquisas foi comprovado que um percentual elevado dos investimentos na saúde pública era destinado ao tratamento de doenças e enfermidades provocadas pelo cigarro - especialmente de “fumantes passivos” - algumas medidas foram adotadas e uma nova cultura em relação ao cigarro teve início no país.

PENSE:

OS PREJUÍZOS PELO USO DO CIGARRO SÃO MENORES DO QUE AS TRAGÉDIAS POR CAUSA DA BEBEDEIRAS.

Em relação ao consumo de bebidas alcoolicas - a "lei seca", faz parte das medidas para iniciar a cultura de respeito ao direito de quem não bebe (ao menos quando planeja "pegar o volante"), poder sair por aí sem medo de motoristas alcoolizados - Certamente, o caminho é longo, mas não devemos desanimar porque estamos lutando por uma sociedade menos injusta, menos preconceituosa, menos superficial.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 08/07/2008
Código do texto: T1070439
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.