COSTURAR É JUNTAR

Hoje comemoramos o dia da Costureira e nos orgulhamos muito em saber que o processo industrial no Brasil teve seu início com a indústria têxtil, cujas raízes precedem desde o período Colonial com a chegada dos Portugueses. Nossos índios já exerciam atividades artesanais com técnicas primitivas produziam telas bem rústicas inclusive para vestimenta.

Em 1.785 D. Maria I expede um alvará mandando fechar todas as fábricas de algodão, lã e outras fibras, exceto aquelas que fabricavam tecidos para vestir os escravos e para embalagens.

Com a vinda de Dom João VI ao Brasil o alvará foi revogado mas não contávamos com empresários e capital disponível para investir nessa área, se arrastando essa situação por décadas.

Só em 1.864 o Brasil volta a se destacar no cenário mundial com o cultivo do algodão, principal matéria prima para o tecido. Funcionavam 20 fábricas gerando 5.000 empregos. Em menos de 20 anos saltamos para 200 fábricas empregando 78.000 pessoas.

Depois ainda tivemos as guerras mundiais que sem dúvida interferiram tanto em oportunidades como ameaças nesse setor industrial.

Hoje o Brasil é respeitadíssimo ocupando a 7ª posição em tecidos, a 3ª posição em malhas e a 5ª posição em confeccionados.

Costurar é juntar, unir, articular, etc, o quê principalmente a mulher, faz e muito bem. Essa atividade requer paciência, inteligência, coerência e principalmente muito amor, novamente a mulher indiscutivelmente supera sem chance de comparar com o homem.

Hoje você mulher responde por 93% dos empregos na Costura, merecendo nosso profundo reconhecimento, graças a você costureira, podemos nos apresentar com uma aparência melhor e com isso conquistar interesses que realizam nossos ideais.

Obrigado pela sua paciência, obrigado pelo seu amor e dedicação em se entregar por inteira a essa linda e digna profissão, seja muito feliz, desfrute de boa saúde e que a harmonia impere em seu lar.

Tenha orgulho de ser COSTUREIRA!

Vladis

Vladis
Enviado por Vladis em 01/02/2006
Código do texto: T107019
Classificação de conteúdo: seguro