Palavras ao Vento

Esses dias, tava sozinho em casa... E me vieram na cabeça algumas lembranças, que me mostraram por quanta coisa já passei... Coisas boas, coisas ruins, momentos em que acertei, momentos em que errei; momentos de alegria, momentos de tristeza, momentos inexplicáveis...

À medida que fui me lembrando do passado, pude notar que a nossa vida é cheia de fases e momentos. São tantas situações em que a gente riu até não agüentar, tantas situações em que a gente se divertiu à beça, são tantas situações que a gente ficou triste, horas trancados num quarto, pra tentar fazer passar aquela raiva que preenchia o coração; tantas situações em que nós choramos sozinhos, sem consolo, guardando pra nós a dor da perda de um amigo, de um parente, de uma paquera... São muitos momentos... Notei que em todos os que passaram e que hão de vir, a gente deveria e deve tentar aproveitar ao máximo, e tirar proveito de cada situação por qual a gente passou ou vai passar...

Em muitos momentos aproveitei bastante as oportunidades, mas em outros deixei passá-las em branco... Aquele momento que podia ter sido o do primeiro beijo, que passou em branco por vergonha de pedir, e aquele outro, daquele fora tão “frio e seco” que levei por que fui afoito demais; e naquele, em que uma palavra dita ou não, estragou o resto do dia... Quando a gente luta pra tentar voltar no tempo porque deixou de fazer alguma coisa, ou porque queria ter feito diferente pra não magoar alguém; e quando a gente queria que o tempo passasse mais rápido pra tentar esquecer os problemas; ou quando a gente reza pro tempo parar naquela tarde de domingo maravilhosa, com a família, com os amigos, com o grande amor...

Mas o tempo não pára... Nós temos que sempre estar prontos para aproveitar as oportunidades, antes que elas passem voando, e seja tarde demais para agarrá-las. Curtir, se divertir, viver a vida, isso é o que importa. Com responsabilidade, com cautelas, com honestidade, mas sempre intensamente. Não importa o quanto de dinheiro tenhamos, o quanto popular sejamos, ou que qualquer outro tipo de status almejado pela sociedade nos pertença. O importante é, do jeito que nós somos, saber transformar uma simples tarde com os amigos numa grande festa, numa grande alegria, numa intensa felicidade. A pureza está no fato de sabermos transformarmos os momentos simples em momentos que vão ficar pra memória.

A realização de tudo isso, nos dá a possibilidade de chegar a um estágio mais avançado da vida, e ter a alegria de poder contar para outros tudo o que nós passamos, sem ressentimentos, sem mágoas... O segredo então, é atravessar as barreiras da vida, sempre sendo fortes, persistentes, guerreiros. Vão aparecer muitas coisas para tentar nos derrubar, seja no trabalho, seja na escola, seja num passeio, seja num namoro... As opções são inúmeras, e nós temos que estar sempre fortes para enfrentar uma a uma e continuar de pé, seguindo em frente, em busca do nosso objetivo maior, que é viver a vida, e ser feliz!