O MAIS IMPORTANTE

Depende...

Depende de que?

Dependerá do ponto de partida (O LUGAR ONDE VOCÊ ESTÁ) e, também dependerá do ponto a ser alcançado (A META, O ALVO, O LUGAR AONDE VOCÊ DESEJA CHEGAR).

Costumo repetir, diante de um auditório a pergunta; Por que você está aqui? Especificamente, neste momento, neste site, o que leva você a acessar esta mensagem? Se conseguir responder a pergunta, poderá descobrir o que realmente é importante para você? Caso contrário, após terminar a leitura, tua vida continuará exatamente igual ao momento quando você fez uma pausa para acessar o site.

Há algum tempo escrevemos dois textos, a partir da afirmação do filósofo – “penso, logo existo” – Ele que viveu muitos séculos antes do nosso tempo, numa época que não havia muito a fazer, exceto pensar.

Em seguida, publicamos uma frase e um pensamento sobre: crise de intelecto – no tempo atual tantas coisas podem ser feitas, que somos levados a deixar de lado o que parece ser menos importante: estudo, leitura, pensar, meditar.

Afinal, como entender que no auge do progresso científico e tecnológico, após um aparente avanço, a sociedade humana deixou de lado algo tão precioso quanto o pensar?

Por que as pessoas estão sempre correndo, correndo, correndo...

Quando analisamos a caminhada histórica do homem na terra, percebemos que o pensar foi de fundamental importância para chegarmos ao momento atual. Por que, então, O PENSAR tem recebido uma cotação tão baixa, no mercado de suprimento às necessidades humanas?

Há dois mil anos, esteve entre nós, assumindo as limitações humanas, o Deus Criador – o relato encontra-se na Bíblia.

A maioria da população do planeta confessa acreditar nisso, mas desde que o ato de acreditar, seja com algumas restrições – entre elas, a restrição de que aceitar o relato em sua íntegra (conforme está na Bíblia é fanatismo religioso, porque a ciência diz que...).

Por essa e outras, afirmo: O que realmente é importante dependerá do ponto de partida e, também do lugar aonde se deseja chegar.

Por isso, vamos fazer uma pausa para reflexão?

Dependendo de seu interesse, pense que:

1º - a vida é um espaço de tempo entre o nascimento e a morte - ninguém sabe sua duração.

2º - ao longo da vida existem algumas fases: nascimento, infância, adolescência, juventude, maturidade, terceira idade, morte;

3º - cada fase, requer que sejam adotadas algumas metas. O que faz parte da atual fase em tua vida?

4º - se não planejou as fases anteriores, deixe essa preocupação de lado; afinal, não haveria como recuperar o tempo sem planejamento para que você pudesse corrigir as falhas de percurso ou mesmo aperfeiçoar bons resultados.

5º - pense que você não é tão fracassado que não possa melhorar; nem é tão perfeito que não possa melhorar.

Não seria conveniente outras dicas agora. Busque descobrir quem é você, como conseguiu chegar onde está e, especialmente o que pode planejar hoje para uma vida melhor, em todos os aspectos.

E, independente da situação, lembre sempre: o médico não está preocupado (em primeiro lugar), se o remédio será saboroso para o paciente; mas, se resolverá o problema.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 16/06/2008
Reeditado em 29/11/2008
Código do texto: T1036685
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.