A INJUSTIÇA SOCIAL EM VIGÊNCIA ...

A letra da música Pra Cima Brasil, do João Alexandre, indaga:

Como será o futuro do nosso País?

Uma resposta do tipo jargão seria:

O futuro a DEUS pertence!

Mas, assim como uma resposta dessas não resolve a questão da injustiça social, a maioria das respostas prontas em circulação não soluciona a terrível crise que se alastra em nossa nação, no planeta.

Disse JESUS:

“Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder

em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus”

(Mateus 5:20).

Conforme o Aurélio existem algumas definições, das quais queremos refletir sobre a justiça significando:

a “virtude de dar a cada um aquilo que é seu” e a “faculdade de julgar segundo o direito e melhor consciência”.

Afinal, quando olhamos a questão da injustiça social em nossa nação é possível perceber que, historicamente, estamos habituados a sonegar aquilo que pertence a outrem e a emitir julgamentos sem fazer uso do direito e melhor consciência.

Inicialmente, podemos analisar a questão indígena e a questão do negro no Brasil – em ambos os casos, as suas lutas tem como objetivo, a recuperação de direitos usurpados - Quando se fala em quotas, desconheço movimentos legítimos reivindicando.

Tem mais a ver com política eleitoreira...

Ao longo do tempo temos visto, não apenas negros ou índios, serem vítimas da injustiça, através de subterfúgio do que, vontade de que possam usufruir direitos...

O direito legítimo à posse da terra seria do invasor português ou de quem sempre viveu na terra???

Não queremos jogar lenha na fogueira, mas esse negócio de quotas, por conta de injustiças no passado, se resolve de outra forma... Jamais com uma ajudazinha aqui, outra acolá... Ou seria dor de consciência???

Por outro lado, não será diferente quando analisamos a questão da mulher, do pobre, do desempregado ou subempregado, da empregada doméstica, etc.

Em nossa nação é assim, e considerando-se que o debate sobre cultura e desenvolvimento tecnológico é restrito aos círculos intelectuais, possivelmente a situação persistirá...

Afinal de contas, os programas sociais do Governo como o vale-transporte, vale-refeição, vale gás, bolsa-escola, combate ao trabalho infantil, vale-tudo, etc.

São empurrados de goela abaixo exatamente como meio de controle e alienação da sociedade, num país que vai pra etnerf.

Dizem que para um bom entendedor duas palavras serão suficientes;

por outro lado, geralmente o que é urgente toma o lugar do que é necessário, reflexões como esta são prontamente combatidas, porque além de tudo ainda estou contra programas sociais que estão reduzindo a "exclusão social" – afirma o Governo balançando na mão, os números das pesquisas que indicam redução ou estagnação da pobreza.

Jamais falo contra tais programas, (até mesmo porque) não poderia colocar nada melhor no lugar... Apenas, não acho que, soluções pra amenizar o problema devam ser usadas como bandeira de lutas, sustentando que "descobriu a roda"...

Estive defendendo e votando no candidato LULA quando a maioria da população brasileira votava em COLLOR e FHC, como se o LULA por ser o menos "escolado", fosse indigno de voto...

OBS:

O texto foi revisado e atualizado em 29/08/2009, havendo seu título sido modificado. Antes era apenas: INJUSTIÇA SOCIAL.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 14/06/2008
Reeditado em 29/08/2009
Código do texto: T1033976
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.