CANTINHO

A ave constrói seu ninho para procriação e depois que seu filhote se encontra pronto para o vôo, ela migra, geralmente em grupo, para outro lugar, que lhe ofereça uma melhor qualidade de vida, sem o menor problema em deixar para trás sua moradia que lhe abrigou nesse período.

O animal também procura um ambiente que ofereça segurança e conforto para abrigar sua família, geralmente próximo de onde possa encontrar seu alimento.

O ser humano não foge a regra e também necessita de uma moradia para acomodar toda a família. Ao contrário dos exemplos anteriores, geralmente moramos distantes do nosso trabalho e da cidade, dependendo de meios de transporte que nos leva e traz conforme a necessidade.

Vivemos no Brasil o necessário para sobrevivermos, a renda do assalariado é muito achatada e não o permite desfrutar do básico, como uma boa educação, uma saúde decente, uma moradia digna, etc.

Com muito esforço o trabalhador em conjunto com a esposa e os filhos, consegue ao longo de uma existência, adquirir um lote, na maioria das vezes longe da cidade, constrói uma casa simples mas que deixa todos da família muito orgulhosos, agora eles tem um teto para protege-los do sol e da chuva e principalmente tira-los do bendito aluguel, dinheiro que nunca retorna para nosso bolso.

O sacrifício para a aquisição de uma casa é tanto, que daí o homem se apega a ela, não troca, não vende e não dá por nada, aquele bem é a coisa mais importante que ele possui, não abre mão e tem muito medo de vir a perder e ter que recomeçar tudo novamente, pensa que não mais conseguiria.

O cantinho dos animais é importante, claro, muito mais importante é a condição do ambiente, eles procuram alimento em fartura, segurança para evitar qualquer ataque do inimigo depredador, uma bela visão, etc.

Já o nosso cantinho é fixo, morremos por ele, não nos mudamos para lugares mais interessantes, somos escravos do nosso bem e por isso ao contrário dos outros seres, sofremos conseqüências que nos custam muito caro.

Além da nossa casa estabelecemos outros cantinhos que fazem parte da nossa vida, podem ser nossa igreja, o boteco, um pesqueiro, etc. Nos prendemos a tudo isso e deixamos o principal cantinho, nosso coração, completamente desmotivado, sem emoção, implicando na geração da rotina insuportável que nos faz infeliz e triste.

Devemos prestar muita atenção na bicharada, ela curte a chuva que cai, o sol que nasce, a árvore carregada de frutos, etc. Também devemos dar importância às coisas simples que acontecem na nossa vida, agradecer a Deus, sorrir, desejar bom dia e procurar se desvincular das coisas materiais que não leva a lugar nenhum.

Vladis
Enviado por Vladis em 24/01/2006
Código do texto: T103387
Classificação de conteúdo: seguro