MUDANÇA DE HÁBITOS

Evidências contemporâneas podem ser um sinal de alerta que a humanidade estaria à beira de um colapso fatal.

Parte dos especialistas analisam, pesquisam ou nos orientam sobre os meios de amenizar o problema.

Outros se limitam a falar dos riscos, como se estivessem em outro mundo...

De forma semelhante aos especialistas, as pessoas a nossa volta, geralmente são temerosas ou irônicas, com relação a esse problema – morrem de medo ou procuram esconder o medo embaixo de ironias, do tipo àquela frase "ah!, isso ainda demora. daqui a alguns anos eu não mais estarei vivo".

Independente do pensamento do grupo (do qual fazemos parte), é necessário um ponto de equilíbrio para que a sociedade humana do terceiro milênio possa caminhar em busca de um futuro melhor.

Estamos habituados em utilizar o tempo com coisas descartáveis como assistir cada capítulo de uma telenovela, impor a opinião pessoal sobre o melhor time de futebol, etc.

Não haverá problema em assistir novelas, ser fanático por algum time de futebol, e assim por diante.

O verdadeiro problema é priorizar essas e outras coisas em detrimento do que seja essencial.

Exemplo:

Encontramos pela rua inúmeras pessoas falando ao celular enquanto atravessam a rua;

lanchando apenas nos fast-foods da vida, jamais ingerindo sólidos ou líquidos saudáveis, etc.

Por outro lado, fala-se muito sobre a preservação ambiental apenas de forma teórica – a prática incluirá também, orientações aos grupos de turistas que viajam de ônibus ou parentes no automóvel da família, a jogar embalagens e sobras de lanches nas ruas ou rodovias. Especialmente quando se tratar de embalagem plástica.

Por que este discurso?

Em primeiro lugar, Porque há sempre alguém reclamando de problemas, especialmente ligados ao meio ambiente,

sem pensar que talvez (ele próprio) seja responsável pela causa do problema

- rios e canais inundando cidades de norte a sul, não deixam dúvidas.

Em segundo lugar, estamos todos no mesmo barco.

Qual a diferença?

Alguns terão um pouco mais de problemas por causa daqueles que levam a vida de qualquer jeito.

Certamente, a maior mudança necessária é possível quando acontece em nossa própria vida uma mudança de hábitos...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 10/06/2008
Reeditado em 03/08/2009
Código do texto: T1027766
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.