Adolescência II

Durante um Episódio Depressivo o jovem costuma sentir-se inquieto ou irritado, isolar-se de amigos ou familiares, ter dificuldade de se concentrar nas tarefas, perder o interesse ou o prazer em atividades que antes gostava de realizar, sentir-se desesperançado e ter sentimentos de culpa e perda do prazer em viver. Pode também ter alterações do sono, por exemplo, ir dormir mais tarde do que costumava fazer, acordar cedo demais, ter sonolência durante o dia; e do apetite, que o leva a ganhar ou perder peso.

O propriamente dito (aproximadamente 15-17 anos) está no período de maior questionamento dos valores paternos, podendo haver intensa rebeldia. Também se caracteriza por um maior deslocamento ao extrafamiliar, por maiores exigências sociais e pelas primeiras relações sexuais. Na adolescência final (aproximadamente 18-20 anos), o caráter já deve estar mais estabilizado, com uma identidade sexual, social e ocupacional mais definidas. Há menor rebeldia e instabilidade do que nas fases anteriores. Torna-se claro que qualquer estudo sobre a adolescência que não situe as fases pode incorrer em erros, já que um adolescente de 13 e um de 19 anos estão em momentos bem diversos de suas vidas

Um adolescente julgar-se independente, levando em consideração sua fase evolutiva, tem o seu lado altamente positivo. Mas, o caminho evolutivo para se chegar à maturidade é um contínuo subir de degraus.

Para um ser que sabe passar de forma saudável pela fase adulta (algo bastante incomum), são os seguintes degraus a subir: Primeiro o ser se vê dependente (fase criança), depois independente (fase da adolescência), para então na fase da maturidade descobrir-se interdependente.

Reforçando: Fase da maturidade é o estágio em que o ser se descobre interdependente, reconhecendo sua condição gregária e que, além de ser o único responsável pelo seu desenvolvimento individual, é também – de forma aparentemente paradoxal - importante cooperador no desenvolvimento das pessoas que a rodeia. Nesta fase o ser descobre que o próximo faz parte integrante do seu mundo. E que “estar bem” significa trabalhar para o bem comum, sem se deixar de lado.