Projeto Bebê a Bordo: Empoderando Mães com Esperança Social
RELAÇÕES INTERPESSOAIS E PSICOLOGIA SOCIAL
Projeto: Bebê a Bordo, são um grupo de mulheres da igreja que montam kits para gestantes e seus bebês, organizam chá de bebes comunitário e palestram sobre: métodos contraceptivos, gestação, amamentação e cuidados com o recém-nascido e falam sobre rede de apoio, elas tem como foco as gestantes em vulnerabilidade social e a maternidade solo. Para crescermos socialmente, temos a influência de grupos de pessoas. “O nascer de uma pessoa não sinaliza apenas o início de uma vida biológica, ele também é o ponto de partida de nossa construção como indivíduos sociais. Como podemos ser socializados, disciplinados e ou influenciados por estruturas que nos precedem?” KREUZ;PÁTARO,2002.p.48). Portanto, é por meio dos grupos que provêm o senso de pertencimento e de identidade. Fazer parte de um grupo traz apoio emocional, social e psicológico, além de promover a conexão e a comunicação entre os membros. Os grupos também podem influenciar as atitudes, comportamentos e crenças dos indivíduos, muitas vezes moldando sua visão de mundo e incentivando-os a adotar certos valores e normas sociais. Por exemplo, pertencer a um grupo religioso pode influenciar a prática da religião e o comportamento moral de uma pessoa, enquanto fazer parte de um grupo político pode influenciar suas opiniões e engajamento político. Além disso, os grupos proporcionam oportunidades de networking e colaboração, permitindo que as pessoas alcancem objetivos comuns e trabalhem juntas para superar desafios. Em resumo, os grupos desempenham um papel fundamental na vida das pessoas, dando-lhes um sentido de pertencimento, apoio e camaradagem.
TITULO: Projeto Bebê a Bordo: Empoderando Mães com Esperança Social
O projeto tem por finalidade apresentar as características e influencias de um grupo, aqui escolhido; o Projeto Bebê a Bordo: Empoderando Mães com Esperança Social é uma iniciativa muito importante e crucial que oferece suporte integral às gestantes em situação de vulnerabilidade social. Composto por mulheres da igreja, o projeto se destaca por promover um ambiente de apoio emocional, prático e educacional. Ele não apenas auxilia as mulheres a superarem desafios durante a gestação e o puerpério, mas também contribui para a construção da identidade e do empoderamento das gestantes. O Projeto Bebê a Bordo: Empoderando Mães com Esperança Social, iluminando o caminho destas mulheres, jovens e adolescentes, para termos uma sociedade mais digna, mais inclusiva e justa. O Projeto Bebê a Bordo: Empoderando Mães com Esperança Social é um grupo de mulheres da comunidade religiosa, que dedicam seu tempo e amor para auxiliar gestantes em situação de vulnerabilidade social, é um exemplo inspirador de como a união e o senso de comunidade podem mudar e transformar muitas vidas. Mais do que um grupo de apoio, o Projeto Bebê a Bordo: Empoderando Mães com Esperança Social se configura como um farol de esperança, oferecendo suporte emocional, prático e educacional para mulheres que enfrentam desafios durante a gestação e o puerpério. Ao integrar o Projeto as gestantes transcendem a solidão e encontram um refúgio acolhedor onde podem compartilhar suas experiências, anseios e medos sem julgamentos e sem preconceitos e sem exclusão de nenhuma. A sororidade que permeia o grupo cria um ambiente de pertencimento e identidade compartilhada, fortalecendo a autoestima e a confiança dessas mulheres em suas capacidades como mães. O Projeto não se limita apenas a oferecer o apoio material, mas também contribui para a construção da identidade das gestantes. Através de acolhimentos, orientações, escutas empáticas, debates, reuniões, palestras informativas sobre métodos contraceptivos, gestação, amamentação e cuidados com o recém-nascido. As mulheres são empoderadas com conhecimento científico e ferramentas para tomar decisões conscientes sobre sua saúde e a de seus filhos. O Projeto é permeado por valores como a compaixão, a solidariedade e o respeito às diversidades. As mulheres que integram o grupo se dedicam a acolher e auxiliar as gestantes com empatia e generosidade, promovendo a inclusão social e combatendo a discriminação. Através de seu trabalho, elas contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, acolhendo a todas essas mulheres, especialmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade. O Projeto Bebê a Bordo: Empoderando Mães com Esperança Social se destaca pela criatividade e inovação em suas ações. A organização de chás de bebês comunitários, além de proporcionar um momento de alegria e confraternização para as gestantes, também contribui para a arrecadação de itens essenciais para os bebês. Essa iniciativa demonstra a capacidade do grupo de encontrar soluções criativas para atender às necessidades das mulheres que apoiam. O Projeto é mais do que um grupo de mulheres da igreja; é um movimento social que transforma a vida de gestantes em situação de vulnerabilidade social em mulheres mais felizes, com autoestima elevada e saem empoderadas. Através de ações de apoio material, educacional e emocional, o grupo promove o senso de pertencimento, empoderar essas mulheres e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e acolhedora, solidária e igualitária. A criatividade e a inovação demonstradas pelas mulheres do projeto inspiram e motivam outras iniciativas sociais a buscarem soluções criativas para os desafios que a nossa comunidade enfrenta. Ao final nos reunimos no salão paroquial e realizamos os encontros com as mães para a entrega dos kits e chás de bebês com muitos comes e bebes, arrecadados pela própria comunidade local e ou seu entorno que colaboram com este projeto há alguns anos. Com o objetivo de sanar estes problemas que essas jovens mulheres encontram quando estão grávidas e não tem com quem contar. Este é mais um exemplo de projeto que deu certo e que pelo jeito irá se perpetuar por longos anos.
Referências:
KREUZ, Giovana; PÁTARO, Flávio Rogério. Relações Interpessoais e Psicologia Social. Maringá - PR: Unicesumar, 2022. Reimpresso em 2023
PROJETO BEBE A BORDO: Prepara mães jovens e adolescentes para os cuidados com os bebês. Disponível em: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/noticias/projeto-bebe-a-bordo-prepara-maes-e-pais-para-cuidados-com-a-crianca/. Acesso em: 25 de junho de 2024.