PREOCUPAÇÃO NÃO RESOLVE NADA
“Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?” - Mateus 6:27
Aqui vemos o Senhor Jesus ensinando que não adianta se preocupar, uma vez que tudo está no controle de Deus. Ninguém acrescentará uma hora que seja ao curso da sua vida por preocupar-se. Só Deus pode mudar o rumo das coisas.
Realmente, a preocupação não muda nada, não ajuda em nada, não leva a lugar nenhum. Preocupação é só perda de tempo, de saúde e de energia emocional e mesmo assim, nada muda.
Contudo, é muito fácil cair na armadilha da preocupação. Parece estar entrelaçada em nosso DNA toda a preocupação com o que comeremos, beberemos, vestiremos e etc. A vida é cheia de coisas que nos preocupa e se não tivermos cuidado, a preocupação pode nos consumir.
Quantas vezes ficamos acordados à noite com medo de não termos dinheiro suficiente para pagar contas, de perdermos o emprego, ou da empresa falir, ou do carro quebrar, dentre outras preocupações. Tendemos a temer o futuro e, diante disso, sabemos que é difícil parar de se preocupar em perder tudo.
Mas, vamos ser honestos: na maioria das vezes nos preocupamos porque não confiamos realmente em Deus. Não confiamos que Ele nos ajudará nas situações que enfrentamos.
Se quisermos vencer o hábito da preocupação, precisamos nos livrar de todas as coisas com as quais estamos preocupados e colocá-las diante de Jesus. O cristão precisa entender que os cuidados, as promessas e as garantias de Deus estão tão presentes quanto seus temores.
Jesus aponta para os pássaros, que não semeiam, não colhem e nem armazenam. Mas, Deus cuida deles todos os dias. Se Deus cuida das partes mais simples de sua criação, será que Ele também não cuidará das nossas necessidades?
É alentador e maravilhoso saber que Deus cuida de nós em todos os detalhes. Em meio ao medo e à preocupação, isso é exatamente o que precisamos.
Portanto, não se preocupe. Se a preocupação chegar lembre-se que o Pai Celestial se preocupa com você muito mais do que imagina. Recorde o quanto Ele já fez por você até então, e se segure nas promessas da Sua fiel Palavra.