CONVERSÃO E SANTIFICAÇÃO

"Na conversão Deus tira você da lama. Na santificação Ele tira a lama de você." John Piper

Deus nos tirou da lama pela salvação em Cristo. É a conversão. A lama é tirada de nós pela santificação do Espírito Santo. Porém, o religioso legalista não quer nem a salvação e nem a santificação, mas só colocar uma roupa limpa em cima do corpo coberto de lama.

Os sinais e evidências que acompanham uma conversão sincera são expressos pelo sentimento de profunda aversão ao pecado, pelo deleite na santidade, pela fé em Cristo e amor a ele, pelo amor ao povo de Deus e pelo desapego às coisas do mundo.

No entanto, compreenda que “ser cristão é mais do que uma conversão instantânea. É um processo diário pelo qual você cresce com Cristo” - Billy Graham. A conversão real é um processo de santidade e seguimento a Cristo, sendo fiel até a morte para, assim, receber a coroa da vida (Apocalipse 2.10).

Por isso que “a maior dificuldade na conversão é ganhar o coração para Deus; e a maior dificuldade após a conversão é manter o coração com Deus” - John Flavel.

“A carne não é totalmente aniquilada na conversão; a guerra continua”. R.C. Sproul. Mas, infelizmente muitos possuem apenas uma nova capa ao invés de conversão. Continuam a fazer a vontade da carne em vez da vontade de Deus.

"O fruto, e não a folhagem, é a prova da verdadeira conversão" - John MacArthur. Conversão não é apenas levantar a mão. Conversão é uma mudança profunda na vida que resulta em uma vida cheia de frutos do Espírito de Deus.

A conversão é transformar o porco em ovelha e não apenas tirar o porco do chiqueiro. A pessoa não pode mais enxergar o pecado como algo normal. Haverá uma luta diária. E o processo de santificação é uma ação conjunta do Espírito Santo e do esforço próprio durante toda a vida: "Sejam santos, porque eu sou santo" - 1 Pedro 1:16.

A verdadeira conversão não permite que a pessoa cesse de vigiar. A santificação é uma renúncia diária. O falso evangelho produz falsa conversão e falsa santificação.

Assim, devemos ser santos, separados dos métodos e aprovações desse mundo, dedicados completamente a Cristo. A marca de um cristão nascido de novo é o desejo de santidade. Não veremos reavivamento sem santidade. Pior, sem santidade “ninguém verá o Senhor” - Hebreus 12:14.

Roberto Marcos Oliveira
Enviado por Roberto Marcos Oliveira em 03/01/2024
Código do texto: T7967985
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.