Somos nós que precisamos mudar

Para que as coisas mudem e a nossa vida consiga dar uma guinada, é preciso que nós mudemos e comecemos o longo e difícil processo de melhorar a nós mesmos. Neste ano que está acabando, em vez de ficar pensando em fazer simpatias - como guardar sementes de romã ou usar roupas amarelas para atrair dinheiro - pensemos que temos de ir à luta e começar a tomar as atitudes corretas para realizar os nossos objetivos. Lembremos também que devemos mudar para melhorar as nossas vidas, não para agradar a pessoas que não conhecem a nossa história e, consequentemente, não sabem o que passamos.

Nós podemos mudar devagar, fazendo coisas como começar uma rotina de exercícios, estudar mais, passar a dar mais atenção às nossas necessidades e cuidar melhor da nossa saúde , no final, ao prestarmos atenção, ficaremos bastante satisfeitos ao constatar que fomos capazes de dar o primeiro passo e de começar as mudanças necessárias. É necessário que mudemos porque a vida é dinâmica, está sempre em movimento. Nada dura para sempre e isto pode causar uma sensação de insegurança. Então, temos que aprender a ser resilientes pois todas as mudanças que fazem parte da vida exigem que saibamos nos adaptar às novas obrigações que surgem.

Se há algo que temos de aprender é que não podemos querer que os problemas se resolvam milagrosamente porque nada se resolve num passe de mágica. Dessa forma, cabe a cada um de nós dar o melhor de si para que as coisas melhorem e isso pode acabar nos levando a descobrir que somos mais fortes do que imaginávamos. Saber que podemos resolver nossos problemas é uma sensação muito prazerosas, visto que nos ajuda a nos conhecer melhor e a ver que podemos mudar e evoluir de acordo com as circunstâncias.

Mudar pode ser assustador mas é um processo inerente a viver. Além disso, é necessário que saiamos de nossa zona de conforto para não ficarmos acomodados e estagnados. Por toda a nossa vida, veremos que tudo depende de tomarmos uma atitude em relação aos problemas que sempre irão aparecer. Ademais, se não estamos satisfeitos com as coisas, devemos - em vez de ficar nos lamuriando - fazer um exame de consciência e perguntar qual a nossa responsabilidade em tudo isso. Muitas vezes, preferimos culpar o destino e as demais pessoas em vez de admitir que temos nossa parcela de responsabilidade nos nossos problemas pessoais.

Sabemos que mudar não é fácil, porém é preciso se quisermos que nossas vidas adquiram um novo significado. A própria história da humanidade tem nos ensinado que nada é perene. Valores, leis, preceitos e ideias vão mudando conforme o tempo avança. E nós precisamos mudar se quisermos atrair coisas boas para as nossas vidas.