ARREPENDIMENTO OU SÓ REMORSO?

“Remorso gera culpa, arrependimento gera mudança. Deus não quer remorso, Deus quer ARREPENDIMENTO!”

Arrependimento está ligado à mudança. O RESTO É TEATRO!

“A tristeza segundo Deus PRODUZ UM ARREPENDIMENTO que leva à salvação E NÃO REMORSO, mas a tristeza segundo o mundo produz morte” - 2 Coríntios 7:9

Não existe salvação sem arrependimento (Lucas 13:3). O evangelho é arrependimento. Jesus começou o seu ministério pregando: "ARREPENDAM-SE, pois o Reino dos céus está próximo" (Mateus 4:17).

Lembre-se: “não há arrependimento no túmulo” - J. C. Ryle.

O verdadeiro arrependimento é mais do que choro e mera lamentação pelo pecado. Judas lamentou, chorou e foi para o inferno. O verdadeiro arrependimento surge quando não mais desejamos fazer o que entristece a Deus, POR AMÁ-LO ACIMA DE TUDO.

Já o falso arrependimento é baseado no egoísmo, e não no amor a Deus, porque o falso arrependimento é apenas uma tristeza pelas consequências do pecado. Arrependimento de verdade é tristeza pelo pecado em si e, por isso, gera mudança.

"A fé que aceita Cristo deve ser acompanhada pelo arrependimento que rejeita o pecado". John Stott

Muitos acham que podem viver pecando, e daí basta falar: “Deus, vai me perdoando aí, porque a carne é fraca e já sou um escolhido”. Não é assim! A Bíblia é clara: “Deem fruto que mostre o arrependimento!” - Mateus 3:8.

“Não voltar a fazer determinada coisa é a essência do mais verdadeiro arrependimento” – Lutero.

“Componentes do arrependimento: 1- Percepção do pecado; 2- Tristeza pelo pecado; 3- Confissão de pecado; 4- Vergonha pelo pecado; 5- Ódio pelo pecado; 6- Abandono do pecado.” Thomas Watson

JUDAS SENTIU REMORSO, não quis pedir perdão e voltar-se para Cristo. Já Pedro pecou no mesmo grau, MAS SE ARREPENDEU. Judas não foi predestinado, foi responsável por suas decisões.

O Senhor nunca rejeita um coração quebrantado (Salmos 51:17). Deus não deseja que “ninguém pereça, mas que TODOS cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9).

“O arrependimento é uma característica de toda a vida, não a ação de um único momento” - Sinclair Ferguson.

O arrependimento não é um sentimento; é uma decisão. O chamado de Deus ao arrependimento não é um convite, é uma ordem.

Arrependimento não é apenas pedir desculpas. Arrependimento genuíno é abandonar definitivamente o pecado, é trilhar o caminho estreito, é uma mudança de mente, é fugir do pecado e correr para Cristo.

“Arrependimento é mais que se sentir triste pelas práticas do passado; arrependimento é uma mudança de mentalidade e de coração; uma vida de negação do eu, servindo ao Senhor como Rei sobre o nosso eu” . J. I. Pacher

Sem arrependimento ninguém pode entrar no Reino de Deus. O Senhor dá oportunidade para o arrependimento, mas não havendo arrependimento, há juízo.

Assim, até que o Senhor volte, nunca é tarde demais para o arrependimento. Volte-se para Cristo e arrependa-se de seus pecados e da justiça própria.

Roberto Marcos Oliveira
Enviado por Roberto Marcos Oliveira em 04/12/2023
Reeditado em 06/12/2023
Código do texto: T7946809
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.