ONDE VOCÊ ESTÁ?

“E o Senhor Deus chamou o homem e lhe perguntou: — ONDE VOCÊ ESTÁ?" - Gênesis 3:9

Após pecar, o primeiro casal da humanidade fez o que a grande maioria oprimida pela culpa do pecado faz: ESCONDEU-SE DE DEUS (Gênesis 3.8-10).

Porém, mesmo tendo conhecimento da desobediência, Deus mantém o Seu compromisso e sai em busca do homem perdido, perguntando: “ONDE VOCÊ ESTÁ?”

Deus é Onisciente, Onipotente e Onipresente. Ele sabia muito bem da localização física de Adão. A pergunta “onde você está?” é Deus se apresentando ao homem que agora se encontra no mundo em outra posição espiritual, ou seja, é Deus falando para Adão: “você sabe onde você está agora?!”. O perdido era Adão, não Deus. Adão já estava separado de Deus, contaminado pelo pecado, com medo e espiritualmente morto.

Neste sentido, o que Deus fez com Adão, chamando-o, é justamente o que Ele faz com todos os pecadores!

Porém, muitos fogem de Deus, fogem da verdade do evangelho, escondem-se da luz de Cristo. E para manterem-se fugidos, inventam desculpas, colocam a culpa em algo ou em alguém, apegam-se às filosofias e religiões na tentativa de justificarem a falta de interesse em ter um compromisso sério com Deus. Mas, no íntimo, sentem-se envergonhados, temerosos e rebelados. E, mesmo quando na presença de Deus, assim como Adão e Eva, não pedem perdão e nem reconhecem seus pecados.

Na verdade, Deus nunca se escondeu de nós. Pelo contrário, somos nós que nos privamos dos benefícios de ter uma amizade com Ele, somos nós que rejeitamos caminhar com o Pai, preferindo a desobediência a ter um relacionamento íntimo com o tão bondoso e amoroso Criador.

Por vezes, chegamos até a repetir com frequência o mesmo erro das duas primeiras pessoas da história: passamos momentos com Deus que se tornam inesquecíveis, mas, horas depois, lhe damos às costas.

Mas, não devemos nos conformar com o pecado. Não devemos achar comum ouvir de Deus: “onde está você?” Pelo contrário, tratemos com seriedade o nosso relacionamento com Deus, desejando ardentemente caminharmos com Ele, “buscando-O enquanto se pode achar, invocando-O enquanto está perto” (Isaías 55:6).

O Senhor mesmo fala que existe na terra um povo especial que Ele procura: “Os meus olhos procurarão os FIÉIS DA TERRA, para que morem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá” - Salmos 101:6.

Assim, se nossas vidas não forem construídas em torno dos “passeios no jardim” com Deus, daremos sempre ouvidos às malícias do diabo que, dia após dia, tenta nos convencer a comer do fruto do pecado e da desobediência, cujos resultados trágicos já conhecemos muito bem.

Roberto Marcos Oliveira
Enviado por Roberto Marcos Oliveira em 02/11/2023
Código do texto: T7922798
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.